Hilma af Klint: do espírito à matéria
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234611242019042Palabras clave:
Hilma af Klint, abstracionismo, arte, aura, espiritualidadeResumen
As múltiplas questões a respeito do trabalho esotérico de Hilma af Klint estão cada vez mais pertinentes no contemporâneo, a movimentação em torno da artista não é à toa. De um duvidoso título de precursora da vanguarda abstracionista a um elo expressivo entre o mundo espiritual e o material, a artista ganha destaque pelas coincidentes trajetórias no universo artístico de Wassily Kandinsky e Piet Mondrian, através de conceitos e filosofias baseadas na Teosofia de Helena Blavatsky e Rudolf Steiner, a qual estaria em grande circulação a propósito de uma busca espiritual frente ao progresso modernista no final do século XIX. As potências artísticas de Hilma af Klint são ainda imensuráveis, mas é notável seu caráter ímpar diante de seus contemporâneos, a ponto de indagar o que Walter Benjamin conceituaria como caráter aurático das obras de arte, uma vez que sua obra tensiona o secular e o divino, o tradicional e o moderno, através de uma prática de inspiração mediúnica. Hilma af Klint é uma artista sacerdótica, é preciso despir-se de todo formalismo artístico para compreender sua arte fundamentalmente etérea e cósmica.
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