Notas sobre possíveis origens da comunicação humana

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612282020179

Keywords:

comunicação, palavra, imagem, linguagem, arte

Abstract

A arte da comunicação humana dependeu do desenvolvimento de códigos baseados na intencionalidade compartilhada entre os grupos, evoluindo dos gestos indicativos e miméticos para signos mais complexos, até alcançar a linguagem verbal, dentre outros sistemas de signos que comportam a cultura humana. Palavras, números, imagens, música, gestos, enfim, uma grande variedades de signos compõem as linguagens da cultura, com as quais os humanos produzem seus conhecimentos, como sua arte.

 

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Author Biography

Marcos H. Camargo, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Especialista em História do Pensamento Contemporâneo (PUC-PR, 1987). Especialista em Economia e Sociologia (PUC-PR, 1988). Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP, 2003). Doutor em Artes Visuais (IAR-UNICAMP, 2010). Pós-doutor pela Escola de Comunicação (UFRJ, 2015). Professor de Graduação de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade (UTP, 2004-2006). Professor de Graduação em Cinema e Audiovisual, Artes Cênicas, Música e Dança (Campus de Curitiba II – UNESPAR, desde 2006). Coordenador do Curso de Graduação em Cinema e Audiovisual (2011-2013). Chefe da Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus de Curitiba II (UNESPAR, 2014-2018). Professor de Pós-graduação stricto senso do Mestrado Profissional em Artes (Campus de Curitiba II, UNESPAR, desde 2018). Pesquisador nas áreas de Filosofia, Estética e Semiótica. Profissional de mercado nas áreas de Comunicação, Publicidade e Marketing. Diretor de Planejamento Publicitário (Banco BAMERINDUS, 1990-1994). Diretor de Marketing Institucional (Associação Comercial do Paraná, 1999-2001). Autor do livro: Cognição estética: o complexo de Dante. São Paulo: Annablume, 2013; e do livro: Formas diabólicas: ensaios sobre cognição estética. Londrina: Syntagma, 2017.

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Published

2020-08-29

How to Cite

CAMARGO, Marcos H. Notas sobre possíveis origens da comunicação humana. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 28, p. 179–193, 2020. DOI: 10.5965/2175234612282020179. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15228. Acesso em: 22 nov. 2024.

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Artigos Seção aberta