Linguagem visual e princípios de design em ebook interativo infantil

Autores

  • Deglaucy Jorge Teixeira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliane Vargas Nunes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Berenice S. Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O livro infantil ilustrado apresentado em suportes digitais permite o incremento
de recursos visuais interativos, elementos dinâmicos e estímulos sonoros. Este artigo, entretanto, apresenta um estudo descritivo-analítico que, especificamente, trata da estrutura visual do ebook infantil Treasure Kai and the Lost Gold Shark Island. Considera-se a linguagem visual do roduto, descrevendo o arranjo dos elementos visuais básicos junto aos princípios de design como estratégia de comunicação na interface multimídia. Tais questões definem a organização visual da publicação, que deve ser legível e coerente com o sentido geral da mensagem. Com base neste estudo, identificaram-se estratégias utilizadas para definir a linguagem visual do ebook infantil. entre elas, destacam-se os códigos formais e cromáticos utilizados para diferenciar os objetos interativos, tratamentos específicos em planos de fundo para indicar as mudanças ocorridas na narrativa e contrastes que contribuem para hierarquizar os elementos no processo de leitura em ambiente digital.

Palavras-chave: Livro Infantil ilustrado; Book app infantil; Linguagem Visual.

DOI: 10.5965/2175234606122014129

Biografia do Autor

Deglaucy Jorge Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Administração de Marketing - Fanor/Devry Brasil; Especialização em Design Gráfico - FA7; Mestrando em Design e Expressão Gráfica - UFSC.

Juliane Vargas Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Técnica em Programação Visual pelo CEFET-RS, Bacharel em Design Gráfico pela UFPel, Mestre e Doutoranda em Design e Expressão Gráfica - UFSC. 

Berenice S. Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e graduação em Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Atualmente exerce a função de professor adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina onde ministra disciplinas nas áreas de Teoria da Cor e Ergonomia e usabilidade para o curso de Graduação em Design. Atua no Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica [Mestrado] e no Doutorado em Design.

Richard Perassi Luiz de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Bacharel em Desenho de Propaganda e Licenciado em Artes Plásticas pelo curso de Educação Artística da Universidade Federal de Juiz de Fora (1986). Atualmente, atua como professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, nos cursos de graduação e pós-graduação em Design (Pós-Design/UFSC) e no programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGR/UFSC).

Downloads

Publicado

2014-12-06

Edição

Seção

Artigos Seção aberta