A FOTOGRAFIA E A FENOMENOLOGIA DA MEMÓRIA: Aproximações Entre Dois Princípios de Distanciamento

Autores

  • André Leite Coelho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234605092013039

Palavras-chave:

fotografia , Roland Barthes, fenomenologia da memória

Resumo

Este trabalho se detém no livro La chambre claire de Roland Barthes e procura comparar os conceitos de studium e punctum, formulados nesta obra, aos pólos em oposição que definem a faculdade mnemônica humana segundo a fenomenologia da memória descrita por Paul Ricœur. O ponto de contato entre a memória e a imagem fotográfica, por sua vez, encontra-se a partir do princípio de distanciamento implícito em ambas: se a memória, como diz Aristóteles, “é do passado” e depende da distinção temporal entre a lembrança e o objeto ou evento a que a lembrança se refere, a imagem fotográfica, por conta da relação de contiguidade que estabelece com seu referente, também implica na demarcação de um distanciamento temporal entre signo e referente. A partir da verificação de similaridades entre a fotografia e a fenomenologia da memória, pretende-se, finalmente, estabelecer os pontos em comum que ambas as operações possuem em relação ao tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSMANN, Aleida. (2006). Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Trad. Paulo Soethe. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

ARISTOTLE. On the soul, parva naturalia, on breath. Trad. W. S. Hett. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2000. (Loeb Classical Library).

BARTHES, Roland. (1980). La chambre claire: notes sur la photographie. Paris: Éditions de l’ Étoile, Gallimard, Le Seuil, 1980.

BERGSON, Henri. (1939). Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 1999.

DUBOIS, Philippe. (1990). O ato fotográfico e outros ensaios. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Papirus, 2009.

FENK, August. (2008). A view on the iconic turn from a semiotic perspective. In: Wittgenstein and the Philosophy of Information. Proceedings of the 30th International Ludwig Wittgenstein-Symposium in Kirchberg, 2007. Ontos Verlag, Frankfurt, pp. 27- 42.

PEIRCE, Charles Sanders. (1931). Collected Papers of Charles Sanders Peirce: volume I, principles of philosophy and volume II, elements of logic. Cambridge, Massachusetts: The Belknap Press of Harvard University Press, 1974. v.1 and v. 2.

PROUST, Marcel. (1913). Em Busca do Tempo Perdido: no caminho de swann. Trad. Mario Quintana. São Paulo: Editora Globo, 2006. v. 1.

______________. (1923). Em Busca do Tempo Perdido: a prisioneira. Trad. Manuel Bandeira e Lourdes Sousa de Alencar. São Paulo: Editora Globo, 2011. v. 5.

RICŒUR, Paul. (2000). A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

Downloads

Publicado

2013-10-08

Como Citar

COELHO, André Leite. A FOTOGRAFIA E A FENOMENOLOGIA DA MEMÓRIA: Aproximações Entre Dois Princípios de Distanciamento. Palíndromo, Florianópolis, v. 5, n. 9, 2013. DOI: 10.5965/2175234605092013039. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3992. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática