Reflexões e ambivalências acerca da estética do tosco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234615362023e0007

Palavras-chave:

arte contemporânea, tosco, estética

Resumo

O adjetivo ‘tosco’ se faz presente na língua portuguesa carregando uma conotação deliberadamente negativa, dando qualidade a algo que é grosseiro, rude, vergonhoso, entre outras definições. Este artigo tem o objetivo de observar como tais atributos são utilizados para uma qualificação estética de visualidades diversas, tecendo relações entre a imagem, o espectador e o mundo contemporâneo. Utilizando considerações sobre estéticas similares, tais como a do grotesco, propõe-se investigar como se delimitaria uma categoria estética nomeada como tosca, e como se construiriam expressões visuais dela derivadas. Baseando-se em exemplos advindos da arte contemporânea, também serão investigadas as potências de subversão de uma estética assim construída, considerando os efeitos que uma proposta de relação visual teria sobre a subjetividade.

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Biografia do Autor

Gabriel Silva Batista, State University of Maringá

Graduado no curso de licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), 2021. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9722564497748718. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1257-2941. e-mail: gabriel.sbatista09@gmail.com.

Roberta Stubs Parpinelli, State University of Maringá

Artista, pesquisadora e psicóloga com doutorado em psicologia com ênfase em arte, gênero e produção de subjetividade pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Assis.  Coordenadora do DOBRA - grupo de pesquisa em arte, subjetividade, educação e diferença. Professora do curso de artes visuais da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2023-06-15

Como Citar

BATISTA, Gabriel Silva; PARPINELLI, Roberta Stubs. Reflexões e ambivalências acerca da estética do tosco. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 36, p. 1–25, 2023. DOI: 10.5965/2175234615362023e0007. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/23381. Acesso em: 22 dez. 2024.