Narrativas digitais: possibilidade de protagonismo estudantil em contexto de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234614342022269

Palavras-chave:

Educação no campo, Arte, Tecnologia, Narrativas digitais

Resumo

Este artigo tem como objetivo socializar as experiências vivenciadas durante uma pesquisa envolvendo a produção de narrativas digitais no Ensino Fundamental II, realizado no município de Dom Pedrito - RS, em contexto de pandemia. Como problemática central temos: Como a produção de narrativas digitais pode contribuir para o processo de desenvolvimento do protagonismo estudantil no contexto de pandemia? Para buscar as respostas, realizamos pesquisa bibliográfica, embasando o trabalho em teóricos como Caldart (2012), Barbosa (2011), Sibilia (2012) e Bogo (2012). Posteriormente realizamos uma pesquisa de campo, na qual utilizamos celulares para produção de fotografias e posterior montagem de vídeos em stop motion com foco no cotidiano dos estudantes. A produção de narrativas digitais se apresenta como uma possibilidade metodológica híbrida, que atende não apenas à necessidade de letramento digital dos estudantes, mas também a necessidade de adaptação das famílias ao digital, de modo que os estudantes assumiram o protagonismo na realização da proposta partindo da seleção das imagens e culminando no manuseio dos dispositivos e softwares.

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Biografia do Autor

Luciana Moraes Soares, Universidade Federal de Pelotas

Professora Prefeitura de Dom Pedrito - RS.

Ana Laura Barros Paiva, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Teatro - UFPEL

Silvana Rocha Ferraz, Universidade Federal de Pelotas

Especialista em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar, Especialista em Educação Inclusiva. Professora rede municipal Bagé - RS.

Paula Garcia Lima, Universidade Federal de Pelotas

Professora Doutora. Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

SOARES, Luciana Moraes; PAIVA, Ana Laura Barros; FERRAZ, Silvana Rocha; LIMA, Paula Garcia. Narrativas digitais: possibilidade de protagonismo estudantil em contexto de pandemia. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 34, p. 269–292, 2022. DOI: 10.5965/2175234614342022269. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/21309. Acesso em: 22 dez. 2024.