A ninfa nos azulejos de Adriana Varejão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234613302021272

Palavras-chave:

Adriana Varejão, Ninfa, Azulejo, Arte Contemporânea

Resumo

O estudo aponta a ninfa na obra da artista plástica Adriana Varejão (1964-). Nascida no Rio de Janeiro, as imagens da brasileira Adriana Varejão destacam-se no circuito artístico contemporâneo. Analisam-se as imagens a partir de questões teóricas articuladas com a Ninfa, formuladas pelo historiador da arte Aby Warburg em sua fértil obra, incorporadas e revisitadas pela história da arte escrita por Georges Didi-Huberman. As ninfas em Varejão foram indicadas em três de suas imagens da série Saunas e Banhos – entranhadas ao azulejo, tema/objeto caro à artista – a partir de similitudes para com imagens produzidas em outros tempos históricos, também problematizadas como ninfas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriel Dalmolin Zortéa, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET). É bolsista de Iniciação Científica do CNPq. Tem interesse em História e Teoria da Arte. Link lattes: http://lattes.cnpq.br/9004537654401468

Daniela Queiróz Campos, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de História da Arte da História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-doutorado pelo Centre d’Histoire et de Théorie des Arts (CEHTA) da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris. Link lattes: http://lattes.cnpq.br/6762399715666997

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Ninfas. São Paulo: Hedra, 2012.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. Do Iluminismo aos movimentos contemporâneos.São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BURUCÚA, José Emilio. Historia, arte, cultura. De Aby Warburg a Carlo Ginzburg. Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica, 2003.

BURUCÚA, José Emilio... [et al]. Ninfas, serpientes, constelaciones: la teoría artística de Aby Warburg. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Museo Nacional de Bellas Artes. Ministerio de Educación, Cultura, Ciencia y Tecnología, Secretaría de Gobierno de Cultura., 2019.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas, ou, O gaio saber inquieto. O olho da história, 3. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018 a.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2018b.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2017 a.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo. História da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017b.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente. História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013 a.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A pintura encarnada. São Paulo: Escuta, 2012 a.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A semelhança informe. Ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015 a.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa fluida. Essai sur le drapé désir. Paris: Gallimard, 2015b.

DIDI-HUBERMAN, Georges. La condition des images. In: AUGÉ, M; DIDI-HUBERMAN, G.; ECO, U. L’éxpérience des images. Paris: L’eu editions, 2011.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Venus rajada – desnudez, sueño, crueldad. Buenos Aires: Editorial Losada, 2005.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Imágenes pese a todo: memoria visual del Holocausto. Barcelona: Paidós, 2004.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa moderna. Essai sur le drapé tombé. Paris: Gallimard, 2002.

HERKENHOFF, Paulo. Saunas, 2005. In: Adriana Varejão. Chambre d’échos/Câmara de Ecos. Fondation Cartier pour l’art contemporain/Actes Sud, 2005.

MICHAUD, Philip-Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

MORAES, Marcos. Adriana Varejão. São Paulo: Folha de São Paulo; Instituto Itaú Cultural, 2013.

SCHWARCZ, Lilia Moritz; VAREJÃO, Adriana. Pérola Imperfeita. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

SZIR, S. A Ninfa. In: BURUCÚA, José Emilio... [et al]. Ninfas, serpientes, constelaciones: la teoría artística de Aby Warburg. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Museo Nacional de Bellas Artes. Ministerio de Educación, Cultura, Ciencia y Tecnología, Secretaría de Gobierno de Cultura., 2019.

VAREJÃO, Adriana. Chambre d’échos / Câmara de Ecos. Entrevista com Hélène Kelmachter, 2004. In: VAREJÃO, Adriana. Chambre d’échos / Câmara de Ecos. Fondation Cartier pour l’art contemporain / Actes Sud, 2005.

WARBURG, Aby. A presença do antigo. Escritos inéditos. Volume 1. Campinas: Editora da Unicamp, 2018.

WARBURG, Aby. Histórias de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã. Contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2013.

WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. Madrid: Ediciones AKAL, 2010.

Downloads

Publicado

2021-05-01

Como Citar

ZORTÉA, Adriel Dalmolin; CAMPOS, Daniela Queiróz. A ninfa nos azulejos de Adriana Varejão. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 30, p. 272–290, 2021. DOI: 10.5965/2175234613302021272. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/19689. Acesso em: 21 nov. 2024.