Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234611252019034

Palavras-chave:

narrativas poéticas, currículo, ateliê de pintura 1336

Resumo

O texto presente é uma análise do desenvolvimento e aplicação de um currículo de Artes Visuais, bem como a criação do ateliê de pintura 1336 que o compõe e, em última instância, o desenvolvimento da pesquisa em pintura dos três autores do texto situados nesse espaço. O objetivo da escrita é analisar a construção desse currículo na Universidade Federal de Santa Maria e as suas implicações na estrutura formativa do ateliê de pintura 1336. Busca investigar como as imagens do espaço produziam narrativas poéticas e quanto seus objetos podiam afetar a produção artística dos três autores do texto. Assim, descreve-se sutilmente a pesquisa que cada um desenvolveu diferentemente, mas num mesmo espaço de encontro e partilha. Como subsídios metodológicos foram usados: entrevista e pesquisa documental/bibliográfica. Dessa forma, entende-se que a pesquisa sobre a formação de uma narrativa individual, mas coletiva, mostra como as imagens podem ser propulsoras de criação e contribuição formativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio José dos Santos Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Antonio José dos Santos Junior, Mestrando em Artes Visuais PPGART/UFSM, linha de Arte e Visualidade com ênfase em Poéticas Visuais, bolsista CAPES. Bacharel em Artes Visuais - Desenho e Plástica (UFSM). Integrante dos grupos de pesquisas Arte Impressa e Processos Pictóricos CNPq/UFSM.  

Milena Regina Duarte Corrêa, Universidade Federal de Santa Maria

Milena Regina Duarte Corrêa, Mestranda em Artes Visuais PPGART/UFSM, linha de Arte e Cultura com ênfase em História, Teoria e Crítica, bolsista CAPES. Licenciada em de Artes Visuais – Desenho e Plástica (UFSM). Integrante do grupo de pesquisa Artes Visuais e suas I/Mediações CNPq/UFSM.

Stéfani Trindade Agostini, Universidade Federal de Santa Maria

Stéfani Trindade Agostini, Mestranda em Artes Visuais PPGART/UFSM, linha de Arte e Cultura com ênfase em Poéticas Visuais, bolsista CAPES. Bacharel em Artes Visuais - Desenho e Plástica (UFSM). Integrante do grupo de pesquisa Processos Pictóricos CNPq/UFSM. 

Referências

ESNER, R., KISTERS, S., LEHMANN, A.S. (ed.). Hiding Making - Showing Creation.The Studio from Turner to TacitaDean. Amsterdam: University Press, 2013.

BASICO, S. P. Aportes para o diálogo sobre um novo currículo. Santa Maria: Imprensa Universitária UFSM, 1986.

BENETTI, A. Entrevista exclusiva concedida aos autores. Santa Maria, Brasil. Em 12 jun. 2017.

CALVO SERRALLER, Francisco. Los géneros de la pintura. Los géneros de la pintura. Madrid: Santillana Ediciones Generales, 2005.

CANTON, K. Natureza-Morta. In: Museu de Arte Contemporânea / SESI. Natureza--Morta: Still Life. São Paulo, 2004.

CHEREM, R. M. Imagem – acontecimento. In: FONSECA da SILVA, M. C. R.; MAKOWIE-CKY, S. (Org.). Linhas cruzadas: artes visuais em debate. Florianópolis: Ed. UDESC, 2009.

CIRILLO, J. Imagem – Lembrança: Comunicação e Memória no Processo de Criação. 2004. 160 p. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Universidade Católi-ca de São Paulo: São Paulo, 2004.

______, J; GRANDO, Ângela (org). Arqueologias da Criação: Estudos Sobre o Proces-so de Criação. Belo Horizonte: Com Arte, 2009.

COLI, J. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 2007.

SOUZA, E. C.; ABRAHÃO, M. H. M. B. Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

DIDI-HUBERMAN, G. O Rosto e a terra: onde começa o retrato, onde se ausenta o rosto.v. 9, n. 16.PortoAlegre:Porto Arte, 1998.

ENTLER, R. Testemunhos silenciosos: uma nova concepção de realismo na fotogra-fia contemporânea. São Paulo: ARS, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2ª im-pressão da 43ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

LACROIX, L. “L’atelier-musée, paradoxe de l’expériencetotale de l’oeuvre d’art”. An-thropologie et Sociétés, XXX (3), 2006.

PASSERON, R. A poiética em questão. n. 21. v. 13. Instituto de Artes/ UFGRS. Porto Alegre: Porto Arte, 2004.

POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos históricos. v. 5, n. 10, p. 200-212, Rio de Janeiro: Editora FGV, 1992.

SCHNEIDER, N. Naturezas-Mortas. Lisboa:Taschen, 2009.

SOARES, C. Corpo e História. Campinas:Autores Associados, 2001.

TARKOVSKI, A. Esculpir o tempo. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

SANTOS JUNIOR, Antonio José dos; CORRÊA, Milena Regina Duarte; AGOSTINI, Stéfani Trindade. Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativa. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 25, p. 34–49, 2019. DOI: 10.5965/2175234611252019034. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12502. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática