Cena de interior II e Queermuseu: cartografias das diferenças na arte brasileira silenciadas em Porto Alegre (2017)
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234611252019246Palavras-chave:
história cultural das imagens, arte contemporânea, exposição de arteResumo
Este artigo pretende apresentar diferentes narrativas produzidas sobre e a partir da obra "Cena de Interior II (1994)", de Adriana Varejão, que compunha a exposição "Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira" inaugurada em 2017, no espaço Santander Cultural (Porto Alegre). Mesclando estudos sobre imagem, história e cultura visual, este artigo analisa as distintas narrativas que essa obra provocou em algumas exposições. Pensando que os objetos em exposição acumulam discursos a partir de diferentes contextos (como uma narrativa fílmica), há uma rede de escolhas (não neutras) que não se esgotam no discurso curatorial. Dessa forma, podemos afirmar que a mesma imagem pode sofrer várias interpretações de acordo com o espaço expositivo, bem como a partir do tema central das exposições. Centrando no estudo específico da narrativa produzida pela obra na exposição "Queermuseu", evidenciamos os ataques dos grupos conservadores, que levaram ao seu fechamento (silenciamento).
Downloads
Referências
ADRIANA Varejão expõe no MAM, em SP. G1 SP, [São Paulo], 5 set. 2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/09/adriana-varejao-expoe-no--mam-em-sp.html>. Acesso em: 2 mar. 2018.
BELL, J. A nova história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BURKE, P. A História Cultural das Imagens. In: ______. Testemunha Ocular. São Pau-lo: EDUSC, 2004.
CONHEÇA as obras de arte pernambucanas da mostra censurada pelo Santander Cultural. Diário de Pernambuco, [Recife], 12 set. 2017. Disponível em: <http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/divirtase/46,51,46,61/2017/09/12/inter-nas_viver,722168/conheca-as-obras-de-arte-pernambucanas-da-mostra-censura-da-pelo-santan.shtml>. Acesso em: 2 mar. 2018.
DEBRAY, R. As três idades do olhar. In: ______. Vida e Morte da Imagem: Uma História do Olhar no Ocidente. Rio de Janeiro: Petrópolis, 1994. cap. 8, p. 205-234.
FIDELIS, G. (Org.). Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira. São Pau-lo: Santander Cultural, 2017a.FIDELIS, G. (Org.). Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira: Folder de divulgação. São Paulo: Santander Cultural, 2017b.
FLUSSER, V. Filosofia da Caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985.
FOSTER, G. “Queermuseu”: quais são e o que representam as obras que causaram o fechamento da exposição. GaúchaZH, Porto Alegre, 11 set. 2017. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/artes/noticia/2017/09/queermu-seu-quais-sao-e-o-que-representam-as-obras-que-causaram-o-fechamento-da--exposicao-9894305.html>. Acesso em: 27 fev. 2018.
GUASCH, A. M. Doce Reglas para una Nueva Academia: La “Nueva Historia del Arte” y los Estudios Audiovisuales. In: BREA, José Luis (Ed.). Estudios Visuales: La epistemo-logía de la visualidad en la era de la globalización. Buenos Aires: Akal, 2005. p. 59-74.INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS. Museum Definition. 2018. Disponível em: <http://icom.museum/the-vision/museum-definition/>. Acesso em: 2 mar. 2018.
KEPLER, G. Santander Cultural encerra mostra “Queermuseu”. Correio do Povo, Porto Alegre, 10 set. 2017. Disponível em: <http://www.correiodopovo.com.br/ArteAgenda/Variedades/Exposicao/2017/9/628196/Santander-Cultural-encerra-mostra-Queer-museu>. Acesso em: 28 fev. 2018.
LOURO, G. L. Teoria Queer: uma política pós-identitária para a educação. Estudos feministas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 541-553, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v9n2/8639.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2018.
MENDONÇA, H. Queermuseu: O dia em que a intolerância pegou uma exposição para Cristo. El País, São Paulo, 13 set. 2017. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/bra-sil/2017/09/11/politica/1505164425_555164.html>. Acesso em: 26 fev. 2018.
MENESES, U. T. B. de. Rumo a uma “História Visual”. In: MARTINS, J. S.; ECKERT, C.; NOVAES, S.C. (Org.). O. O Imaginário e o poético nas Ciências Sociais. Bauru, SP: EDUSC, 2005. p. 33-56.
MONTEIRO, C. Pensando sobre História, Imagem e Cultural Visual. Patrimônio e me-mória, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 3-16, jul./dez. 2013.
MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO (Masp). Histórias da sexualidade. 2017. Disponível em: <https://masp.org.br/exposicoes/historias-da-sexualidade>. Acesso em: 28 fev. 2018.
MUSEU de Porto Alegre encerra exposição sobre diversidade sexual após ataques em redes sociais. G1 RS, [Porto Alegre], 10 set. 2017. Disponível em: <https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/museu-de-porto-alegre-encerra-exposicao-so-bre-diversidade-apos-ataques-em-redes-socias.ghtml>. Acesso em: 2 mar. 2018.
O MUSEU de Arte hoje. Periódico Permanente, São Paulo, v. 1, n. 0, 2012. Disponível em: <http://www.forumpermanente.org/revista/edicao-0/textos/o-museu-de-arte--hoje>. Acesso em: 2 mar. 2018.
PESQUISA demonstra que repercussão do cancelamento do Queermuseu foi insufla-da por robôs na internet. G1 RS, [Porto Alegre], 27 fev. 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/pesquisa-demonstra-que-repercussao--do-cancelamento-do-queermuseu-foi-insuflada-por-robos-na-internet.ghtml>. Acesso em: 2 mar. 2018.
PONTES, T. Mostra de Adriana Varejão no MAM-SP traz obras inéditas. Folha de São Paulo, São Paulo, 1 set. 2012. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/saopau-lo/1143886-mostra-de-adriana-varejao-no-mam-sp-traz-obras-ineditas.shtml>. Acesso em: 16 mar. 2018.
SCHWARCZ, L. A obra de Adriana Varejão e nossa ‘Cena de Interior’. Nexo, [S.l.], 25 set. 2017. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/colunistas/2017/A-obra--de-Adriana-Varej%C3%A3o-e-nossa-Cena-de-Interior>. Acesso em: 26 fev. 2018.
SIMÕES, I. M. O A Exposição como Dispositivo para a História da Arte. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 24., 2015, Santa Maria. Compartilhamentos na arte: redes e conexões. Santa Maria: Anpap, 2015. Disponível em: <http://anpap.org.br/anais/2015/>. Acesso em: 18 mar. 2018.
SIMÕES, I. M. Objetos em Estado de Exposição: Exercício para uma Escrita Contem-porânea da Ate como Montagem. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 25., 2016, Porto Alegre. Arte: seus espaços e/em nosso tempo. Porto Alegre: Anpap, 2016. Disponível em: <http://anpap.org.br/anais/2016/>. Acesso em: 18 mar. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Palíndromo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade