Episódio Queermuseu: reflexos do despreparo social em torno da Arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234609192017013Palavras-chave:
alfabetismo visual, arte contemporânea, estética, política, censuraResumo
Este artigo propõe uma abordagem crítico-reflexiva acerca do analfabetismo visual na sociedade contemporânea, considerando que o despreparo permitiu que a manipulação protagonizada por grupos com interesses políticos levasse ao fechamento da exposição Queermuseu. A análise documental e revisão bibliográfica sugerem que mesmo entre frequentadores e apreciadores de espaços expositivos, há um desconhecimento acerca do papel da Arte. Em um eixo transdisciplinar, autores como Dondis, Cocchiarale, Eco e Hobsbawm fundamentam as investigações acerca dos conceitos e definições sobre Arte contemporânea e a abordagem sobre o processo de construção de linguagens visuais, que vem se desenvolvendo, muitas vezes, distante da formação do público. Foucault, Marcuse, Berman, entre outros na linha da crítica cultural, amparam as considerações a respeito do papel político da Arte e dos instrumentos de alienação que se valem do desconhecimento das massas.
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