NAS FENDAS DO REGIME ESCÓPICO
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234609182017186Palavras-chave:
cegueira funcional, pensamento antiocularcêntrico, Luiz Henrique Schwanke, Cildo MeirelesResumo
O presente artigo busca provocar rupturas plausíveis na corrente de pensamento proposta pelo regime escópico através do estudo das cegueiras no âmbito das artes, particularmente a cegueira funcional e seu espaço metafórico. Dessa forma, o texto evidencia autores como Georges Bataille e Jacques Lacan e artistas como Luiz Henrique Schwanke – e suas obras Paralelepípedo de luz (1990) e Cubo de luz (1991) – e Cildo Meireles com sua obra Espelho Cego (1970). Para isso, ele foi dividido basicamente em duas partes intituladas, respectivamente, de A luz cegadora: de Bataille a Schwanke e A experiência do espelho em Lacan e Cildo Meireles. Por fim, foram utilizados dois livros como base de sustentação da reflexão apresentada: Ojos Abatidos: la denigración de la visión en el pensamiento francés del siglo XX de Martin Jay e Blindness and Visual Culture: An Eyewitness Account de Georgina Kleege.
Downloads
Referências
BAHIA, L. H. F. Cegueira e Artes Visuais: paradoxos e implicações. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Florianópolis, 2016.
BATAILLE, G. História do olho. Tradução de Eliane Robert Moraes. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
BELL, J. Uma nova história da arte. Tradução de Roger Maioli. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2008.
BORGES, A. C.. Georges Bataille: imagens do êxtase. Fevereiro, nº 9, n.p. Fortaleza – São Paulo: Agulha, Revista de Cultura, 2001. Disponível em: <http://www.jornalde-poesia.jor.br/ag9bataille.htm>. Acesso em: 14 maio 2016.
FONTCUBERTA, J. A câmera de Pandora: a fotografi@ depois da fotografia. Tradução de Maria Alzira Brum. São Paulo: Editora G. Gilli, 2012.
FOUCAULT, M. A Arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7ª edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
_____________ As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução de Salma Tannus Muchail. 8ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1999. (Coleção tópicos).
_____________ Estética: literatura e pintura, música e cinema. Organização de Manoel Barros de Motta e tradução de Inês Autran Dourado Barbosa. 2ª edição, Ditos e Escritos, Volume III. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
GINZBURG, Jaime. Cegueira e literatura. In: VECCHI, Roberto; FINAZZI-AGRÒ, Ettore. Formas e mediações do trágico moderno: uma leitura do Brasil. 1ª edição, volume II, cap. 1.6, p. 89-98. São Paulo: Unimarco Editora, 2004.
GONÇALVES FILHO, A. Primeira individual: 25 anos de crítica de arte. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
HERKENHOFF, P. Cildo Meireles, geografia do Brasil. Rio de Janeiro: Artviva Produção Cultural, 2001.
JAHN, A. R. M.; LAMAS, N. de C. O ecossistema poético de Luiz Henrique Schwanke. 22º Encontro Nacional Anpap, Outubro, p. 132-147. Belém: Anais Anpap, 2013. Disponível em: <http://www.anpap.org.br/anais/2013/ANAIS/comites/htca/Alena%20Rizi%20MArmo%20Jahn%20e%20Nadja%20de%20Carvalho%20Lamas.pdf>. Acesso em: 18 maio 2016.
JAY, M. Ojos Abatidos: la denigración de la visión en el pensamiento francés del siglo XX. Tradução de Francisco López Martín. Madri, Espanha: Editora Akal, S.A., 2007. Tradução nossa.
KLEEGE, G. Blindness and Visual Culture: An Eyewitness Account. In: DAVIS, Lennard J.. The Disability Studies Reader. 4ª edição, cap. 32, p. 447-455. New York: Routledge, 2013. Tradução nossa.
LAMAS, N. de C.. Revisitamento“na” e “da” obra de Schwanke. Tese em Artes Visuais; orientadora Doutora Icleia Borsa Cattani. Porto Alegre: UFRGS, 2005.
NUCCI, M. G.; DALGALARRONDO, P. Automutilação ocular: relato de seis casos de enucleação ocular. Junho, vol. 22, nº 2, p. 80-86. São Paulo: Revista Brasileira de Psiquiatria, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_art-text&pid=S1516-44462000000200009>. Acesso em: 18 maio 2016.
SACKS, O. O olhar da mente. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SAINT-EXUPÉRY, A. de. O Pequeno Príncipe. Tradução de Frei Betto. São Paulo: Geração Editorial, 2015.
SOUZA, E. A. M. de. Blindhotland. In: MEIRELES, Cildo. Cildo Meireles. 1ª edição, cap. 1, p. 30-37. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1981.
SOUZA, J. P. de. Teorias da Tradução: uma visão integrada. Janeiro/Dezembro, vol. 1/2, nº 20, p. 51-67. Revista de Letras, 1998. Disponível em: <http://www.revistadeletras.ufc.br/rl20Art09.pdf>. Acesso em: 21 agosto 2015.
TESSLER, Élida. Cegos conduzindo Cegos: algumas parábolas e outras incontinências do visual. Porto Alegre: Catálogo MARGS, 2001. 23 de agosto a 30 de setembro.
Vários autores. Arte Contemporânea: salão Luiz Henrique Schwanke. Jaraguá do Sul: Sociedade Cultura Artística, 2002.
Documentário. À luz de Schwanke. Direção: Ivaldo Brasil Jr. e Mauricio Venturi; Roteiro: Ivaldo Brasil Jr. e Kátia Klock. Joinville: Contraponto, 2008. 17 min. Parte em especial: <https://www.youtube.com/watch?v=fTEzlkRZI7w>. Acesso em: 18 maio 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Palíndromo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade