Fora de compasso: trajetórias e experiências de trabalho de graduados em Música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0105

Palavras-chave:

trabalho artístico, trabalho flexível, mú´sicos, trajetórias

Resumo

Este artigo busca discutir as experiências de formação e trabalho de musicistas que cursaram o ensino superior em Música. A proposta foi analisar os desafios enfrentados por profissionais altamente qualificados para adentrarem e permanecerem atuando na área, considerando um contexto recente marcado pelos avanços de políticas neoliberais, subfinanciamento da cultura, ataques ideológicos ao fazer artístico e restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Sem desconsiderar que o trabalho artístico é, historicamente, caracterizado pela flexibilidade e pela informalidade, visamos colocar em evidência o aprofundamento das condições instáveis e precárias de trabalho, o que leva esses trabalhadores-artistas a mobilizarem diversas estratégias cotidianas de sobrevivência, que envolvem combinações de atividades distintas dentro e fora do meio musical e, até mesmo, a reorientação da carreira. Os dados analisados se baseiam em uma pesquisa sociológica, de cunho qualitativo, pautada na análise das trajetórias de músicos egressos do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) entre 2013 e 2023.

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Biografia do Autor

Aline Suelen Pires, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFSCar.

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Publicado

2024-11-07

Como Citar

PIRES, Aline Suelen; TOSCANO, Ana Beatriz Barbosa. Fora de compasso: trajetórias e experiências de trabalho de graduados em Música. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. e0105, 2024. DOI: 10.5965/2525530409012024e0105. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25357. Acesso em: 21 nov. 2024.