Literatura coral Goianiense em cena: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0205Palavras-chave:
literatura coral, canto coral, Goiânia - Goiás, estudos da performance, identidade culturalResumo
Objetiva investigar pesquisas que abordam a literatura coral goianiense, identificando canções que, em sua essência, refletem aspectos locais e possuem características técnicas, históricas e estilísticas de Goiás. Baseando-se em Sampaio e Mancini (2007) e na ferramenta Parsifal (2023), ambos focados em revisão sistemática, a estrutura deste artigo segue uma sequência que considera o posicionamento de nove estudos em relação a uma lista de qualidade, a um formulário de extração de dados e às questões de pesquisa conforme os dados extraídos. Embora poucos estudos abordem essa literatura, destaca-se a importância do coro para a identidade cultural e histórica do estado. Composta por música clássica, folclórica e popular, seus elementos atravessam tradições que permeiam o imaginário do povo goiano. Possuindo aspectos de relevância (científica, política, pedagógica, social, histórica) e significado, esta pesquisa dará à literatura coral goianiense a visibilidade e importância que ela merece, considerando-a um patrimônio histórico e cultural imaterial do Estado, tema até então inexplorado.
Downloads
Referências
BARBARESCO FILHO, E. Entretempos do corpo e da voz na escrita de artista como história: testemunho e (des)construção de representações na escritura biográfica de Estércio Marquez Cunha (Goiânia, dos anos 1965 a 2013). 2015. 343. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
BAUMAN, Richard. Performance. In: BENDIX, Regina F.; HASAN-ROKEM, Galit. A Companion to Folklore. Wiley-Blackwell April 2012. p. 94-118. Disponível em:
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/378/o/0_Bauman_Performance_for_Companion_12.pdf. Acesso em: 22 jul. 2023.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. Maria J. Alvarez; Sara B. dos Santos; Telmo M. Baptista. Porto: Porto Editora, 1994. (Coleção Ciências da Educação).
CARVALHO, Leonardo Victtor de. A obra vocal de estércio Marquez Cunha: especificidades da música e memória musical no cenário goianiense. 2012. 219 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.
CAVALCANTI, Zélia (org.). O canto das musas: poemas para ler, recitar e cantar. 1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
COSTA, L. G. ; VASCONCELOS, E. T. S. C. ; TORRES, Luana Uchôa. A prática e ensino do canto coral em Anápolis: um estudo da sua trajetória. Em Formação: cadernos de iniciação científica e tecnológica do IFG. 1ed.Goiânia: Editora IFG, 2014, v. 8, p. 259-271.
DIAS, Ângelo de Oliveira. Literatura coral goianiense. [mensagem pessoal].
Mensagem recebida por em 06 de janeiro de 2022.
DIAS, Ângelo de Oliveira. O Canto Coral em Goiânia: uma trajetória. Revista UFG, Goiânia, v. 10, n. 5, 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48222. Acesso em: 16 ago. 2023.
DONATO, Helena.; DONATO, Mariana. Stages for Undertaking a Systematic Review. Acta Med Port, v. 32, n. 3, p. 227-235, mar. 2019. Disponível em: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/11923. Acesso em: 08.08.23.
DOURADO, Henrique Autran. Dicionário de Termos e Expressões da Música. São Paulo: Editora 34, 2008.
FERREIRA, Clenon. Conheça a história da dona Fifia, uma das fundadoras do Conservatório de Música. 2023. O Popular - Disponível em: https://opopular.com.br/magazine/conheca-a-historia-da-dona-fifia-uma-das-fundadoras-do-conservatorio-de-musica-1.3032427. Acesso em: 08.08.23.
GEERTZ, Clifford, 1926- A interpretação das culturas. 1.ed. - [Reimpr.]. - Rio de Janeiro: LTC, 2015.
KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. EBSE Technical Report. EBSE-2007-01. Version 2.3. Keele University, University of Durham, Keele, United Kingdom, 2007.
LANGDON, Esther Jean. Performance e sua Diversidade como Paradigma Analítico: A Contribuição da Abordagem de Bauman e Briggs. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 8, n. 1,2, p. 162–183, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/18229. Acesso em: 22 jul. 2023.
LOPES, Germano Henrique Pereira. Uma trajetória coral do Colégio Santa Clara (Goiânia-GO) a partir da análise e performance de obras selecionadas de seu acervo musical. 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
LOPES, Germano Henrique Pereira; DIAS, Ângelo de Oliveira. O canto coral em Goiânia: uma trajetória artístico-educacional registrada nas crônicas dos padres redentoristas de Campinas (1908 A 1965). Revista UFG, Goiânia, v. 12, n. 9, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48330. Acesso em: 16 ago. 2023.
MENDONÇA, Belkiss Spencière Carneiro de. A música em Goiás. Coleção Documentos Goianos nº 11. Goiânia: UFG, 1981.
OLIVEIRA, H. M. “No coração, minha terra, no coração do Brasil”: Tocantins, discursos identitários, canções. Orfeu, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 002-024, 2016.
PARSIFAL. Software de apoio à pesquisa de revisão sistemática. 2023. Disponível em: https://parsif.al/. Acesso em: 18.04.2023.
PINA FILHO, Braz Wilson Pompeu de. Memória musical de Goiânia. Goiânia: Kelps, 2002.
SAMPAIO, R.; MANCINI, M. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 11, n. 1, p. 83–89, jan. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/79nG9Vk3syHhnSgY7VsB6jG/?lang=pt#. Acesso em: 08.08.23.
SILVA, R. A. Catálogo dos impressos musicais do acervo Balthasar de Freitas: subsídios para o estudo das atividades musicais em Goiás da segunda metade do século XIX à primeira metade do século XX. 2019. 299 f. Dissertação (Mestrado em Musica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
SOBOLL, Renate Stephanes. Arranjos de música regional do sertão caipira e sua inserção no repertório de coros amadores. 2007. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.
SUÍTE Goiana. Goiânia, 1958. 1 partitura. Acervo de Raimundo Vagner Leite de Oliveira.
TRAVASSOS, Elizabeth. Pontos de escuta da música popular no Brasil. In: ULHÔA, Martha; OCHOA, Ana Maria (org.). Música popular na América Latina: pontos de escuta. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005, p. 94-111.
VIGOTSKI, L. S. Pensamento e palavra: In: A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010: p. 395-486. Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2477794/mod_resource/content/1/A%20construção%20do%20pensamento%20e%20da%20linguagem.pdf. Acesso em: 28.06.2023.
ZOTERO. Software de apoio à pesquisa. Disponível em: https://www.zotero.org/. Acesso em: 18.04.2023.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz – a “literatura” medieval. Tradução Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Raimundo Vagner Leite de Oliveira, Roberto Amaral, Hugo Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.