Inclusão e Imaginação: os desafios da formação do educador musical para o ensino de crianças com deficiência/transtornos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0116

Palavras-chave:

educação musical, inclusão, imaginação, criatividade, sensibilidade

Resumo

O artigo apresenta resultado de pesquisa de abordagem qualitativa sobre ações inclusivas de educadores musicais no Projeto Guri/SP, considerando a música e a aprendizagem musical na perspectiva da inclusão (social e de Pessoas com Deficiência/Transtorno) e da educação integral (LECLERC; MOLL, 2012) pela crença na potencialidade humana: o “ser mais” (FREIRE, 2003), o que reforça a convicção de que todo ser humano é capaz de aprender e se desenvolver plenamente. Utiliza como instrumentos a análise documental e grupos focais e como fonte teórica a teoria histórico-cultural de Vygotsky (2012) e a pluralidade musical de Swanwick (2003), tendo a imaginação como fonte do processo criativo (para educandos e educadores), aliado à importância da adoção de ações educativas significativas e de práticas reflexivas em contextos de educação não formal (TRILLA, 2008; GOHN, 2015; 2010). Por fim, apresenta reflexões sobre o fazer dos educadores e gestores musicais comprometidos com uma educação socialmente justa, inclusiva e culturalmente significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2009.

BRASIL. Lei nº 13.146/2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 15/05/2021.

CHAUÍ, M. Cidadania Cultural: o direito à cultura. 2. ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FURLANETTO, E; GOMES, M de O. Narrativas de crianças, infâncias e formação de professores: possíveis relações. In REIS, M; BORGES, R. R. Educação Infantil: arte, cultura e sociedade. Curitiba: CRV, 2016, p. 67-78.

GOHN, M. G. (Org). Educação não formal no campo das artes. São Paulo: Cortez Editora, 2015.

GOHN, M. G. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.

GOMES, M. O. Universidade e Escola de Educação Infantil: identidades e formação contextualizada. In: REIS, Magali. XAVIER, Maria do Carmo. SANTOS, Lorene. (orgs.) Crianças e Infâncias: educação, conhecimento, cultura e sociedade. São Paulo: Annablume, 2012, p.151-164.

JOLY, I. Z. L. Música e educação especial: uma possibilidade concreta para promover o desenvolvimento do indivíduo. Revista do Centro de Educação da UFSM, Santa Maria, v. 28, n. 2, 2003.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa. O neoliberalismo em ataque ao ensino público. Editora Planta; Londrina, 2004.

LECLERC, G. F. E.; MOLL, J. Programa Mais Educação: avanços e desafios para uma estratégia indutora da educação integral e em tempo integral. Educar em Revista, n. 45, p. 91-110, jul./set. 2012. Disponível em: 000895531.pdf (ufrgs.br) Acesso em 12/06/2022

MEIRIEU, P. A pedagogia entre o dizer e o fazer: a coragem de recomeçar. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 11 n. 33 set./dez. 2006.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2000.

RIBEIRO, A. A música de todos os tempos. Editora Universitária Leopoldianum, 2005.

SASSAKI, R. K. Inclusão: Construindo uma Sociedade para Todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

SOUSA-SANTOS, B. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Introdução: para ampliar o cânone do reconhecimento, da diferença e da igualdade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

SWANWICK, K. Ensinando Música Musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.

TRILLA, J. Educação não formal. In: ARANTES, V. A.; GHANEM, E.; TRILLA, J. Educação formal e não formal: Pontos e Contrapontos. 1. Ed. São Paulo: Summus. 2008, p. 15-58.

VYGOTSKY, L. S. Uma perspectiva histórico-cultural da educação. São Paulo: Editora Vozes, 2014.

VYGOTSKY, L. S. Imaginação e Criatividade na Infância. Ensaio de Psicologia. Tradução de João Pedro Fróis. Lisboa. Ed. Águeda, 2012.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 1994.

ZABALZA, M. A. Diários de aula: contributo para o estudo dos dilemas práticos dos professores. Porto Editora: Porto, 1994.

Downloads

Publicado

2023-10-25

Como Citar

GONÇALVES, Alex da Silva; GOMES, Marineide de Oliveira. Inclusão e Imaginação: os desafios da formação do educador musical para o ensino de crianças com deficiência/transtornos. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0116, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0116. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/24203. Acesso em: 22 nov. 2024.