Artista é artista até fritando ovo: mediações históricas, tecnológicas e sociais no mundo do trabalho da música

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0102

Parole chiave:

música, mundo do trabalho, tecnologia, regimes de historicidade

Abstract

Neste artigo buscamos discutir a configuração do trabalho musical na contemporaneidade, em especial de intérpretes e compositores/as. A investigação, a partir da problemática do músico multitarefas – aquele que concentra em sua atividade uma série de funções antes realizada por outros profissionais na cadeia produtiva – busca relacionar as dimensões de trabalho, informação, tecnologia e tempo. A partir de duas entrevistas realizadas à luz da literatura científica, pôde-se observar nuances históricas de um trabalho em plena transformação ou adaptação. As recorrentes reestruturações produtivas, catalisadas a partir dos anos 1970 em nível global, parecem ter incutido na forma do trabalho musical, uma aguda transformação nas formas de produzir, distribuir e comercializar música nos últimos 20 anos. As condições de trabalho no presente parecem inspirar um horizonte pouco favorável para aqueles que vivem de sua música, tal qual sugeriram as entrevistas.

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Biografie autore

Luciana Requião, Universidade Federal Fluminense

Professora associada do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Breno Ampáro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em História pelo Programa de História na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização ( Lato Sensu) em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC SP. Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Pesquisa História; Música; Cultura; Relações de trabalho no campo musical; História do Brasil e Música brasileira.  Membro fundador da Revista Acadêmica " O Trampo Musical". Editor do Podcast "O Trampo Musical"Cursou formação técnica em música pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul Autor do livro " A construção da brasilidade: apontamentos histórico-musicais na trajetória e obra de Mário de Andrade"

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Pubblicato

2024-09-19

Come citare

REQUIÃO, Luciana; AMPÁRO, Breno. Artista é artista até fritando ovo: mediações históricas, tecnológicas e sociais no mundo do trabalho da música. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. e0102, 2024. DOI: 10.5965/2525530409012024e0102. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25370. Acesso em: 24 nov. 2024.