“Odeio coletivos e vou de carro que comprei à prestação”: humor e crítica social em “Classe média”, de Max Gonzaga

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0109

Parole chiave:

Max Gonzaga, classe média, canção popular, crítica

Abstract

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que tomou como objeto a canção “Classe média”, de Max Gonzaga. Composta e lançada em 2005, a canção não só obteve repercussões à época de seu lançamento, mas também em períodos posteriores, o que gerou o interesse em estudá-la de modo mais detido. Para isso, foi realizada uma análise documental de sua gravação tendo como principal referencial a semiótica da canção para desvelar as relações que se estabelecem entre letra e música para a produção de seus sentidos. As análises mostram que a canção constrói, através da chave do humor, uma crítica ao alinhamento de setores inter­mediários da sociedade brasileira à ideologia das elites, revelando ainda a importância da me­lodia, da harmonia e das escolhas interpretativas para o estabelecimento de seu caráter irônico e caricatural. Adicionalmente, foi possível perceber que a canção possui ainda uma segunda voz poética, que se inscreve no cantar do próprio enunciador e traz uma dimensão autorrefle­xiva, em tom mais lamentoso. Diante disso, entendeu-se que a presença dessas duas vozes poé­ticas se constituiria como uma forma de exprimir um certo pensamento cindido que se faria presente em indivíduos de classe média.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Roberta Carvalho Pereira Campos, Universidade Estadual de Campinas

É mestranda no Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Adelcio Camilo Machado, Universidade Federal de São Carlos

Adelcio Camilo Machado é professor do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sendo responsável pela área de Música e Sociedade, e atual Vice-Diretor do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Doutorou-se em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com tese sobre Nelson Gonçalves e os conflitos simbólicos na música popular brasileira das décadas de 1940 e 1950. Realizou seu Mestrado em Música pela mesma universidade, com dissertação sobre o samba nos anos 1970 pela perspectiva de suas relações com a indústria fonográfica e com os embates simbólicos. É Bacharel em Música também pela UNICAMP na área de música popular. É co-líder do "Grupo de Estudos da Canção Popular" (UFSCar) em parceria com a Profa. Dra. Thais dos Guimarães Alvim Nunes e membro dos seguintes grupos de pesquisa: "Música Popular: história, produção e linguagem" (UNICAMP), "História e Música" (UNESP-Franca), "Grupo de Estudos Culturais" (UNESP-Franca) e "Núcleo de Estudos Literários e Musicológicos" (UFES). Tem atuação regular no âmbito da extensão universitária, sendo membro da equipe de trabalho do programa de extensão "Música Popular: História, Performance e Ensino", coordenado pela Profa. Dra. Thais dos Guimarães Alvim Nunes, através do qual oferece atividades como cursos de atualização, seminários e ciclos de debates.

Riferimenti bibliografici

MÚSICAS sobre desigualdade social no Brasil. Jornal da Paraíba, [s. l.], 25 mar. 2023. Disponível em: https://jornaldaparaiba.com.br/qualeaboa/musicas-sobre-desigualdade-social/. Acesso em: 14 jun. 2023.

ARAÚJO, Emerson César Lemos. Estratégias de sucesso no mercado de viagens: um estudo de caso da CVC operadora de turismo. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, Belo Horizonte, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2010.

BIANCARELLI, André M. A Era Lula e sua questão econômica principal: crescimento, mercado interno e distribuição de renda. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 58, p. 263-288, jun. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i58p263-288. Acesso em: 13 jun. 2023.

BODART, Cristiano. Música Classe Média - MAX Gonzaga. Café com Sociologia, [s. l.], 11 ago. 2013. Disponível em: https://cafecomsociologia.com/musica-classe-media-max-gonzaga/. Acesso em: 12 jun. 2023.

BOITO JR., Armando. As relações de classe na nova fase do neoliberalismo no Brasil. In: CAETANO, Gerardo (Org.). Sujeto sociales y nuevas formas de protesta en la historia reciente de América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 1. ed., v.1, p. 271-297, 2006.

BRITO, Brasil Rocha. Bossa Nova. In: CAMPOS, Augusto de (org.) Balanço da Bossa: antologia crítica da moderna música popular brasileira. São Paulo: Perspectiva, 1968, p. 13-40. (Coleção Debates, v. 3)

CAMPOS, Roberta Carvalho Pereira. “Eu quero é que se exploda a periferia toda”: análise da crítica à ideologia neoliberal expressa na canção “Classe média”, de Max Gonzaga. 2021. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso de Música) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16406. Acesso em: 03 nov. 2023.

CAMPOS, Roberta Carvalho Pereira; MACHADO, Adelcio Camilo. “Só pago impostos, estou sempre no limite do meu cheque especial”: análise da crítica à ideologia neoliberal expressa na canção Classe média, de Max Gonzaga. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 31., 2021, João Pessoa. Anais [...]. [s. l.]: ANPPOM, 2021. Disponível em: https://anppom-congressos.org.br/index.php/31anppom/31CongrAnppom/paper/viewFile/539/325. Acesso em: 03 nov. 2023.

CANDIDO, Antonio. Radicalismos. Estudos Avançados, São Paulo, v. 4, n. 8, p. 4-18, 1990. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8540. Acesso em: 28 jun. 2022.

CARDOSO, Helena Schiessl. Discurso criminológico da mídia na sociedade capitalista: necessidade de desconstrução e reconstrução da imagem do criminoso e da criminalidade no espaço público. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito do Estado) - Programa de Pós-Graduação em Direito, Setor de Ciências Jurídicas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.

CORAL da UFJF comemora aniversário com espetáculo “Já que sou… Resisto!”. Universidade Federal de Juiz de Fora, [s. l.], 25 nov. 2022. Disponível em: https://www2.ufjf.br/noticias/2022/11/25/coral-da-ufjf-comemora-aniversario-com-espetaculo-ja-que-sou-resisto/. Acesso em: 11 jun. 2023.

FENERICK, José Adriano. Premeditando o Breque e Língua de Trapo: a dimensão política da Vanguarda Paulista por meio do humor. ArtCultura, Uberlândia, v. 22, n. 40, p. 151-164, jan.-jun. 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/56969. Acesso em: 10 jun. 2023.

FREITAS, Sérgio Paulo Ribeiro de. Que acorde ponho aqui? Harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular. 2010. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

GRASSINI, Paula Cambraia. Hay que endurecer siempre: o caso Liana Friedenbach e a campanha do jornal O Globo pelo endurecimento penal. 2004. Artigo (Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação Social - Jornalismo) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2004. Disponível em: https://www.bocc.ubi.pt/pag/grassini-paula-liana-friedenbach.pdf. Acesso em: 15 jul. 2021.

GUIMARÃES, Eduardo. Max Gonzaga, autor do hit “Classe Média”, fala ao blog da cidadania. Blog da cidadania, 2013. Disponível em: https://blogdacidadania.com.br/2013/05/max-gonzaga-autor-do-hit-classe-media-fala-ao-blog-da-cidadania-2/. Acesso em: 15 set. 2020.

HARVEY. David. O Neoliberalismo: história e implicações. São Paulo, Edições Loyola, 2008.

MACHADO, Regina. Da intenção ao gesto interpretativo: análise semiótica do canto popular brasileiro. 2012. Tese (Doutorado em Semiótica e Linguística Geral) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

MOEHN, Frederick. Music, Citizenship, and Violence in Postdictatorship Brazil. Latin American Music Review / Revista de Música Latinoamericana, [s. l.], v. 28, n. 2, p. 181-219, outono-inverno 2007.

MÚSICA com crítica à classe média faz sucesso na web. O Estado de São Paulo, São Paulo, 24 mai. 2006. Disponível em: https://www.estadao.com.br/brasil/musica-com-critica-a-classe-media-faz-sucesso-na-web/. Acesso em: 03 mai. 2023.

NAVES, Santuza Cambraia. Canção popular no Brasil: a canção crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. (Coleção contemporânea: Filosofia, literatura e artes)

PEARSON, Samantha. Middle class starts to lose ground. Financial Times, [s. l.], p. 2, 12 mai. 2015. Disponível em: https://link.gale.com/apps/doc/A413151125/AONE?u=capes&sid=AONE&xid=6dbd12ef. Acesso em: 8 nov. 2020.

SALLUM JR., Brasilio. O Brasil sob Cardoso: neoliberalismo e desenvolvimentismo. Tempo social, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 23-47, out. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20701999000200003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 set. 2020.

SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro, 1917-1933. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed./Ed. UFRJ, 2001.

SANTOS, Daniela Vieira dos. Do Lamento à Paródia: considerações histórico-musicais da canção “Chão de Estrelas”. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 23., 2013, Natal. Anais [...]. [s. l.]: ANPPOM, 2013. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2013/2122/public/2122-6939-1-PB.pdf. Acesso em: 29 mai. 2023.

SANTOS, Daniela Vieira dos. Não vá se perder por aí: a trajetória dos Mutantes. São Paulo: Annablume, 2010.

“SOU CLASSE média, papagaio de todo telejornal…”. Pragmatismo político, [s. l.], 01 ago. 2013. Disponível em: https://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/08/sou-classe-media-papagaio-de-todo-telejornal.html. Acesso em: 09 jun. 2023.

SOUZA, Jessé. A classe média no espelho: sua história, seus sonhos e ilusões, sua realidade. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2018.

TELES, José. Caiubi, um clube de autores que aprendeu a lidar com a crise. Jornal do Commercio, Recife, 12 jan. 2015. Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/canal/cultura/noticia/2015/01/12/caiubi-um-clube-de-autores-que-aprendeu-a-lidar-com-a-crise-163841.php. Acesso em: 03 mai. 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Prova de Conhecimentos Gerais. [S. l.]: Universidade Estadual de Goiás, 11 nov. 2007. Disponível em: https://www.nucleodeselecao.ueg.br/processos_t.asp?ct=3. Acesso em: 20 mai. 2023.

ZAN, José Roberto. Do fundo de quintal à vanguarda: contribuição para uma história social da música popular brasileira. 1997. Tese (Doutorado em Sociologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

Pubblicato

2023-11-21

Come citare

CAMPOS, Roberta Carvalho Pereira; MACHADO, Adelcio Camilo. “Odeio coletivos e vou de carro que comprei à prestação”: humor e crítica social em “Classe média”, de Max Gonzaga. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0109, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0109. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23842. Acesso em: 17 lug. 2024.