“I hate public transport and I go by car that I bought on installment” humor and social criticism in Max Gonzaga’s “Middle Class”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0109

Keywords:

Max Gonzaga, Middle class, Popular song and criticism

Abstract

This article presents the results of a research that took as its object the song “Classe Medio”, by Max Gonzaga. Composed and released in 2005, the song not only had repercussions at the time of its release, but also in later periods, which generated interest in studying it more closely. For this, we carried out an documental analysis of its recording having as main reference the semiotics of the song to reveal the relations that are established between lyrics and music for the production of its meanings. The analyzes show that the song builds, through the key of humor, a critique of the alignment of intermediate sectors of Brazilian society to the ideology of the elites, revealing the importance of melody, harmony and interpretative choices for the establishment of its ironic and cartoon.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Roberta Carvalho Pereira Campos, State University of Campinas

É mestranda no Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Adelcio Camilo Machado, Federal University of São Carlos

Adelcio Camilo Machado é professor do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sendo responsável pela área de Música e Sociedade, e atual Vice-Diretor do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Doutorou-se em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com tese sobre Nelson Gonçalves e os conflitos simbólicos na música popular brasileira das décadas de 1940 e 1950. Realizou seu Mestrado em Música pela mesma universidade, com dissertação sobre o samba nos anos 1970 pela perspectiva de suas relações com a indústria fonográfica e com os embates simbólicos. É Bacharel em Música também pela UNICAMP na área de música popular. É co-líder do "Grupo de Estudos da Canção Popular" (UFSCar) em parceria com a Profa. Dra. Thais dos Guimarães Alvim Nunes e membro dos seguintes grupos de pesquisa: "Música Popular: história, produção e linguagem" (UNICAMP), "História e Música" (UNESP-Franca), "Grupo de Estudos Culturais" (UNESP-Franca) e "Núcleo de Estudos Literários e Musicológicos" (UFES). Tem atuação regular no âmbito da extensão universitária, sendo membro da equipe de trabalho do programa de extensão "Música Popular: História, Performance e Ensino", coordenado pela Profa. Dra. Thais dos Guimarães Alvim Nunes, através do qual oferece atividades como cursos de atualização, seminários e ciclos de debates.

References

MÚSICAS sobre desigualdade social no Brasil. Jornal da Paraíba, [s. l.], 25 mar. 2023. Disponível em: https://jornaldaparaiba.com.br/qualeaboa/musicas-sobre-desigualdade-social/. Acesso em: 14 jun. 2023.

ARAÚJO, Emerson César Lemos. Estratégias de sucesso no mercado de viagens: um estudo de caso da CVC operadora de turismo. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, Belo Horizonte, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2010.

BIANCARELLI, André M. A Era Lula e sua questão econômica principal: crescimento, mercado interno e distribuição de renda. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 58, p. 263-288, jun. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i58p263-288. Acesso em: 13 jun. 2023.

BODART, Cristiano. Música Classe Média - MAX Gonzaga. Café com Sociologia, [s. l.], 11 ago. 2013. Disponível em: https://cafecomsociologia.com/musica-classe-media-max-gonzaga/. Acesso em: 12 jun. 2023.

BOITO JR., Armando. As relações de classe na nova fase do neoliberalismo no Brasil. In: CAETANO, Gerardo (Org.). Sujeto sociales y nuevas formas de protesta en la historia reciente de América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 1. ed., v.1, p. 271-297, 2006.

BRITO, Brasil Rocha. Bossa Nova. In: CAMPOS, Augusto de (org.) Balanço da Bossa: antologia crítica da moderna música popular brasileira. São Paulo: Perspectiva, 1968, p. 13-40. (Coleção Debates, v. 3)

CAMPOS, Roberta Carvalho Pereira. “Eu quero é que se exploda a periferia toda”: análise da crítica à ideologia neoliberal expressa na canção “Classe média”, de Max Gonzaga. 2021. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso de Música) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16406. Acesso em: 03 nov. 2023.

CAMPOS, Roberta Carvalho Pereira; MACHADO, Adelcio Camilo. “Só pago impostos, estou sempre no limite do meu cheque especial”: análise da crítica à ideologia neoliberal expressa na canção Classe média, de Max Gonzaga. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 31., 2021, João Pessoa. Anais [...]. [s. l.]: ANPPOM, 2021. Disponível em: https://anppom-congressos.org.br/index.php/31anppom/31CongrAnppom/paper/viewFile/539/325. Acesso em: 03 nov. 2023.

CANDIDO, Antonio. Radicalismos. Estudos Avançados, São Paulo, v. 4, n. 8, p. 4-18, 1990. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8540. Acesso em: 28 jun. 2022.

CARDOSO, Helena Schiessl. Discurso criminológico da mídia na sociedade capitalista: necessidade de desconstrução e reconstrução da imagem do criminoso e da criminalidade no espaço público. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito do Estado) - Programa de Pós-Graduação em Direito, Setor de Ciências Jurídicas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.

CORAL da UFJF comemora aniversário com espetáculo “Já que sou… Resisto!”. Universidade Federal de Juiz de Fora, [s. l.], 25 nov. 2022. Disponível em: https://www2.ufjf.br/noticias/2022/11/25/coral-da-ufjf-comemora-aniversario-com-espetaculo-ja-que-sou-resisto/. Acesso em: 11 jun. 2023.

FENERICK, José Adriano. Premeditando o Breque e Língua de Trapo: a dimensão política da Vanguarda Paulista por meio do humor. ArtCultura, Uberlândia, v. 22, n. 40, p. 151-164, jan.-jun. 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/56969. Acesso em: 10 jun. 2023.

FREITAS, Sérgio Paulo Ribeiro de. Que acorde ponho aqui? Harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular. 2010. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

GRASSINI, Paula Cambraia. Hay que endurecer siempre: o caso Liana Friedenbach e a campanha do jornal O Globo pelo endurecimento penal. 2004. Artigo (Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação Social - Jornalismo) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2004. Disponível em: https://www.bocc.ubi.pt/pag/grassini-paula-liana-friedenbach.pdf. Acesso em: 15 jul. 2021.

GUIMARÃES, Eduardo. Max Gonzaga, autor do hit “Classe Média”, fala ao blog da cidadania. Blog da cidadania, 2013. Disponível em: https://blogdacidadania.com.br/2013/05/max-gonzaga-autor-do-hit-classe-media-fala-ao-blog-da-cidadania-2/. Acesso em: 15 set. 2020.

HARVEY. David. O Neoliberalismo: história e implicações. São Paulo, Edições Loyola, 2008.

MACHADO, Regina. Da intenção ao gesto interpretativo: análise semiótica do canto popular brasileiro. 2012. Tese (Doutorado em Semiótica e Linguística Geral) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

MOEHN, Frederick. Music, Citizenship, and Violence in Postdictatorship Brazil. Latin American Music Review / Revista de Música Latinoamericana, [s. l.], v. 28, n. 2, p. 181-219, outono-inverno 2007.

MÚSICA com crítica à classe média faz sucesso na web. O Estado de São Paulo, São Paulo, 24 mai. 2006. Disponível em: https://www.estadao.com.br/brasil/musica-com-critica-a-classe-media-faz-sucesso-na-web/. Acesso em: 03 mai. 2023.

NAVES, Santuza Cambraia. Canção popular no Brasil: a canção crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. (Coleção contemporânea: Filosofia, literatura e artes)

PEARSON, Samantha. Middle class starts to lose ground. Financial Times, [s. l.], p. 2, 12 mai. 2015. Disponível em: https://link.gale.com/apps/doc/A413151125/AONE?u=capes&sid=AONE&xid=6dbd12ef. Acesso em: 8 nov. 2020.

SALLUM JR., Brasilio. O Brasil sob Cardoso: neoliberalismo e desenvolvimentismo. Tempo social, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 23-47, out. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20701999000200003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 set. 2020.

SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro, 1917-1933. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed./Ed. UFRJ, 2001.

SANTOS, Daniela Vieira dos. Do Lamento à Paródia: considerações histórico-musicais da canção “Chão de Estrelas”. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 23., 2013, Natal. Anais [...]. [s. l.]: ANPPOM, 2013. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2013/2122/public/2122-6939-1-PB.pdf. Acesso em: 29 mai. 2023.

SANTOS, Daniela Vieira dos. Não vá se perder por aí: a trajetória dos Mutantes. São Paulo: Annablume, 2010.

“SOU CLASSE média, papagaio de todo telejornal…”. Pragmatismo político, [s. l.], 01 ago. 2013. Disponível em: https://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/08/sou-classe-media-papagaio-de-todo-telejornal.html. Acesso em: 09 jun. 2023.

SOUZA, Jessé. A classe média no espelho: sua história, seus sonhos e ilusões, sua realidade. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2018.

TELES, José. Caiubi, um clube de autores que aprendeu a lidar com a crise. Jornal do Commercio, Recife, 12 jan. 2015. Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/canal/cultura/noticia/2015/01/12/caiubi-um-clube-de-autores-que-aprendeu-a-lidar-com-a-crise-163841.php. Acesso em: 03 mai. 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Prova de Conhecimentos Gerais. [S. l.]: Universidade Estadual de Goiás, 11 nov. 2007. Disponível em: https://www.nucleodeselecao.ueg.br/processos_t.asp?ct=3. Acesso em: 20 mai. 2023.

ZAN, José Roberto. Do fundo de quintal à vanguarda: contribuição para uma história social da música popular brasileira. 1997. Tese (Doutorado em Sociologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

Published

2023-11-21

How to Cite

CAMPOS, Roberta Carvalho Pereira; MACHADO, Adelcio Camilo. “I hate public transport and I go by car that I bought on installment” humor and social criticism in Max Gonzaga’s “Middle Class”. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0109, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0109. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23842. Acesso em: 17 jul. 2024.