A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530407022022e0106

Parole chiave:

motivação, teoria das necessidades psicológicas básicas, educação musical, adolescente

Abstract

As transformações psicológicas, físicas e sociais que surgem na adolescência podem trazer consequências para o processo de aprendizagem musical, fazendo com que o estudante, em alguns casos, passe a duvidar de suas habilidades e se desinteresse pela prática da música. O professor de instrumento, nesses casos, tem papel relevante na manutenção da motivação desses alunos. O objetivo geral deste estudo, portanto, foi conhecer as crenças, opiniões e atitudes dos professores de instrumento sobre as Necessidades Psicológicas Básicas (DECI; RYAN, 2000), no contexto da promoção da motivação dos alunos adolescentes para aprender música. Para alcançar este objetivo, a metodologia utilizada foi o Estudo de Levantamento (survey), e os dados foram colhidos por meio de um questionário. Os resultados obtidos trouxeram considerações para os professores de música sobre o planejamento e a condução das aulas, de modo a ampliar a motivação dos adolescentes. Também foi constatado, por meio dos resultados, que uma boa regulação da motivação é capaz de permitir aprendizagem e rendimentos mais eficazes. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Gabriela Silva Safraider, Federal University of Paraná

Mestranda em Educação Musical/Cognição na Universidade Federal do Paraná, possui especialização em Neurociências com Ênfase em Música (Faculdade Censupeg), graduada em Superior de Instrumento (Piano) na Universidade Estadual do Paraná - Campus I (Escola de Música e Belas Artes do Paraná). É sócio-proprietária de uma escola de música na cidade de Curitiba/PR, atua como professora de piano e musicalização infantil nesta escola e em centros de Educação Infantil.

Rosane Cardoso de Araújo, Federal University of Paraná

Pós-Doutora em Educação Musical pela Universidade de Bolonha (Itália), Doutora em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Professora Associada na Universidade Federal do Paraná, Departamento de Artes. Desde 2009 é Líder do Grupo de Pesquisa PROFCEM (Processos Formativos e Cognitivos em Educação Musical), no CNPq. 

Riferimenti bibliografici

BANDURA, A. Self-efficacy: the exercise of control. New York: Freeman, 1997.

BECKER, D. O que é adolescência. São Paulo: Brasiliense, 2003. (Coleção Primeiros Passos).

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Rio de Janeiro: CEDECA, 2017. Disponível em: https://www.chegadetrabalhoinfantil.org.br/wp-content/uploads/2017/06/LivroECA_2017_v05_INTERNET.pdf. Acesso em: 28 set. 2019.

BUCURA, E. Fostering Self-Efficacy Among Adolescents in Secondary General Music. General Music Today, v. 32, n. 3, p. 5-12, mar. 2019. Disponível em: https://doi. org/10.1177/1048371319834080. Acesso em: 5 jan. 2022.

BZUNECK, J. A. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (org.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 9-36.

CAVENAGHI, A. R. A.; BZUNECK, J. A. A motivação de alunos adolescentes enquanto desafio na formação do professor In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 9.; ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 3., 2009, Curitiba. Anais […]. Curitiba: Editora da PUCPR, 2009. p. 1478-1489.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum Press, 1985.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. The “what” and “why” of goals pursuits: human needs and the self-determination of behavior. Psychological Inquiry, n. 1, p. 227-268, 2000.

DRAGUNOVA, T. V. Características psicológicas del adolescente. In: PETROVSKI, A. Psicologia evolutiva y Pedagogica. Moscou: Progresso, 1985. p. 120-175.

ENGELMANN, E. A motivação de alunos dos cursos de artes de uma Universidade Pública do Norte do Paraná. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.

EVANS, P. Self-determination theory: an approach to motivation in music education. Musicae Scientiae, v. 19, n. 1, p. 65-83, 2015.

EVANS, P.; LIU, M. Y. Psychological needs and motivational outcomes in a high school orchestra program. Journal of research in music education, v. 67, n. 1, p. 83-105, nov. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0022429418812769. Acesso em: 5 jan. 2022.

FIGUEIREDO, E. Motivação na aula de instrumento musical: teorias e estratégias para professores. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020.

FREER, E.; EVANS, P. Psychological needs satisfaction and value in students’ intentions to study music in high school. Psychology of Music, v. 46, n. 6, p. 881-895, out. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0305735617731613. Acesso em: 5 jan. 2022.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HAMBRICK, D. Z.; OSWALD, F. L.; ALTMANN, E. M.; MEINZ, E. J.; GOBET, F.; CAMPITELLI, G. Deliberate practice: Is that all it takes to become an expert? Intelligence, v. 45, p. 34-45, 2014.

LEAL, Z. F. R. G.; FACCI, M. G. D. Adolescência: superando uma visão biologizante a partir da psicologia histórico-cultural In: LEAL, Z. F. R. G.; FACCI, M. G. D.; SOUZA, M. P. R. de (org.). Adolescência em foco: contribuições para a psicologia e para a educação. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá (EDUEM), 2014. p. 15-44.

MOURA, A. S. Música e construção de identidade na juventude: o jovem, suas músicas e relações sociais. 146 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

OLIVEIRA, R. R.; SANTOS, R. A. T. As preferências musicais de jovens instrumentistas: relações com o repertório estudado. Revista da ABEM, Londrina, v. 24, n. 37, p. 81-97, jul./dez. 2016.

PALHEIROS, G. B. Funções e modos de ouvir música de crianças e adolescentes, em diferentes contextos. In: ILARI, B. Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música: da percepção à produção. Curitiba: Editora da UFPR, 2006. p. 303-349.

PEREIRA, P. A utilização de tocadores portáteis de música e sua consequência para a escuta musical de adolescentes. 73 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

ROSA, A. R. Z. A motivação do adolescente para a aprendizagem e a prática do violão na cidade de Curitiba (PR). 99 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Intrinsic and extrinsic motivations: classic definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology, n. 25, p. 54-67, 2000.

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-Determination Theory: basic psychological needs in motivation, development, and wellness. New York: The Guilford Press, 2017.

TORRES, S. Z. M. Adolescências: diferentes contextos, diferentes histórias. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

TUCKER, O. G. Positive teacher influence strategies to improve secondary instrumental students’ motivation and perceptions of self. NAfME – National Association for Music Education, Sage Journals, v. 36, n. 3, p. 5-11, set. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1177/8755123317733109. Acesso em: 5 jan. 2022.

ZUBELDIA, M.; DÍAZ, M.; GOÑI, E. Autoconcepto, atribuciones causales y ansiedad-rasgo del alumnado de conservatório. Diferencias asociadas a la edad y al género. Psychology, Society & Education, v. 10, n. 1, p. 79-102, mar. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10835/5927. Acesso em: 5 jan. 2022.

Pubblicato

2022-12-14

Come citare

SAFRAIDER, Gabriela Silva; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. e0106, 2022. DOI: 10.5965/2525530407022022e0106. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21983. Acesso em: 22 nov. 2024.