“Em (marcha) Ré maior”: arte e trabalho de mulheres no mundo da música carioca (1889-1902)
DOI :
https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0101Mots-clés :
mulheres e música, Lima Barreto, história das mulheres, Biblioteca Nacional Digital, sociologia da músicaRésumé
Este artigo tem por objetivo identificar e caracterizar aspectos da arte e do trabalho de mulheres no mundo da música carioca entre os anos de 1889 e 1902. Partindo de um texto provocador, uma crônica de 1914 de Lima Barreto sobre o estado da criação musical no Brasil de seu tempo, desenvolvemos uma crítica e uma análise do argumento principal de seu texto para realizarmos o objetivo proposto. Para embasarmos a crítica e realizarmos a pesquisa, desenvolvemos uma pesquisa documental em periódicos da época, entre os anos de 1889 e 1902 (com o limite superior um pouco maior que o nosso recorte temporal), na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional Digital Brasileira para poder, respaldado pelas fontes, reconstruir alguns aspectos da atuação de mulheres em diversas áreas daquele mundo da música carioca. Apresentamos provas da presença e da circulação de mulheres musicistas intérpretes e criadoras. Fazemos o registro de maestrinas e compositoras que tinham obras anunciadas e publicadas para apresentação, performance e venda em seu tempo. Argumentamos, em coro com demais pesquisas sobre a relação entre mulheres e música no Brasil naquele período, que as mulheres musicistas foram excluídas e/ou desconsideradas em nossa história da música.
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