Educação musical inclusiva e formação de professores: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0108

Mots-clés :

formação docente musical, educação musical inclusiva, pedagogia histórico-crítica

Résumé

Este artigo tem como objetivo oferecer contribuições para a discussão sobre a formação de professores em Música na perspectiva da Educação Inclusiva, tendo a Pedagogia Histórico-Crítica como suporte teórico. Situa a problemática da formação em um contexto sócio-histórico, inicialmente apresentando algumas concepções que são relevantes para que se compreenda a base teórica adotada, a qual se sustenta no materialismo histórico-dialético. Discorre sobre a formação acadêmico-profissional em Música de forma ampliada, localizando alguns campos de disputa, tais como os desequilíbrios entre teoria e prática e o Modelo Conservatorial e os Métodos Ativos. Ao tratar especificamente sobre a perspectiva da Educação Inclusiva, localiza o Modelo Médico e o Modelo Social de deficiência como parâmetros para se compreender os condicionantes sócio-históricos que repercutem na sociedade e na Educação. Traz algumas sugestões para a formação docente, tais como a qualificação dos estágios, a inserção de disciplinas e de outros assuntos igualmente relevantes.    

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Lisbeth Soares, Fundação das Artes de São Caetano do Sul

Professora de Educação Musical e de Educação Especial e Inclusiva. Pedagoga, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

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Publiée

2023-07-29

Comment citer

SOARES, Lisbeth. Educação musical inclusiva e formação de professores: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0108, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0108. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23700. Acesso em: 17 juill. 2024.