Educação musical inclusiva e formação de professores: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0108

Palabras clave:

formação docente musical, educação musical inclusiva, pedagogia histórico-crítica

Resumen

Este artigo tem como objetivo oferecer contribuições para a discussão sobre a formação de professores em Música na perspectiva da Educação Inclusiva, tendo a Pedagogia Histórico-Crítica como suporte teórico. Situa a problemática da formação em um contexto sócio-histórico, inicialmente apresentando algumas concepções que são relevantes para que se compreenda a base teórica adotada, a qual se sustenta no materialismo histórico-dialético. Discorre sobre a formação acadêmico-profissional em Música de forma ampliada, localizando alguns campos de disputa, tais como os desequilíbrios entre teoria e prática e o Modelo Conservatorial e os Métodos Ativos. Ao tratar especificamente sobre a perspectiva da Educação Inclusiva, localiza o Modelo Médico e o Modelo Social de deficiência como parâmetros para se compreender os condicionantes sócio-históricos que repercutem na sociedade e na Educação. Traz algumas sugestões para a formação docente, tais como a qualificação dos estágios, a inserção de disciplinas e de outros assuntos igualmente relevantes.    

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lisbeth Soares, Fundação das Artes de São Caetano do Sul

Professora de Educação Musical e de Educação Especial e Inclusiva. Pedagoga, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Citas

ABREU, Thiago Xavier de. Música e educação escolar: contribuições da estética marxista e da pedagogia histórico-crítica para a educação musical. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2018.

AIRES FILHO, Sérgio A. A. Educação Musical e Autismo: um estudo sobre o desenvolvimento de crianças autistas na musicalização infantil. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.

ARAÚJO JÚNIOR, Rusiel P. de. A formação do educador em Educação Musical: os desafios e as pertinências à inclusão da pessoa com deficiência. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019.

BARBOSA, Luana K. C. Música, inclusão e formação docente nas Universidades Federais Brasileiras: reflexões a partir das disciplinas específicas de Educação Musical Especial/Inclusiva. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

BELLOCHIO, Cláudia R. Formação de professores de música: desafios éticos e humanos para pensar possibilidades e inovações. Revista da ABEM, Londrina, v. 24, n. 36, p. 8-22, jan./jun. 2016.

BRASIL. Lei n.º 13.146, Lei Brasileira de Inclusão. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: Brasília, 7 jul. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm.

CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Ensino Colaborativo: uma proposta para a escolarização do estudante com Transtorno Global do Desenvolvimento. São Paulo: Unesp: NEaD: Redefor, 2015.

CARLINI ZORZAL, R. Uma breve discussão sobre talento musical. Revista Música Hodie, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 201-209, 2013.

DINIZ-PEREIRA, Júlio E. A construção do campo da pesquisa sobre a formação de professores. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 145-154, jul./dez. 2013.

DINIZ-PEREIRA, Júlio E. Formação de professores, trabalho e saberes docentes. Revista Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 24, n. 3, p. 143-152, set./dez. 2015.

DUARTE, Newton. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Caderno Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 44-63, abr. 2004.

DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?: quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2008. (Coleções Polêmicas do Nosso Tempo, n. 86).

DUARTE, Newton. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Editora UNESP: Cultura Acadêmica, 2010. p. 33-49.

DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressureição dos mortos: contribuição à teoria histórico- crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016. (Coleção Educação Contemporânea).

DUARTE, Newton. Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade. Interface - Comunicação Saúde e Educação, v. 21, n. 62, p. 521-530, 2017.

ELOY, Adriana C. M.; COUTINHO, Luciana C. S. O direito à educação na perspectiva da pedagogia histórico-crítica e a educação especial. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 33, p. 1-20, 2020.

FERREIRA FILHO, João V. A formação acadêmica dos professores de música: percepções e avaliações dos sujeitos da LicMus/UFCG. Revista da ABEM, v. 30, n. 2, p. e30209, 2022.

FRANÇA, Tiago H. Modelo social da deficiência: uma ferramenta sociológica para a emancipação social. Lutas Sociais, São Paulo, v. 17, n. 31, p. 59-73, jul./dez. 2013.

FREITAS, Luiz Carlos. A internalização da exclusão. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 299-325, set. 2002.

GOULD, Stephen J. A falsa medida do homem. Trad. Valter L. Siqueira. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

LAGARES, R.; SANTOS, L. V. dos. Pedagogia Histórico-Crítica e formação docente.

EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, v. 9, p. 1-16, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6618. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6618.

LOPES, Josiane P. M.; SCHAMBECK, Regina F. Currículo, deficiência e inclusão. In: SOARES, José; SCHAMBECK, Regina F.; FIGUEIREDO, Sérgio (org.). A formação do professor de Música no Brasil. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014. p. 127-142.

MARSIGLIA, Ana Carolina G. Origem e desenvolvimento a Pedagogia Histórico-Critica: contribuições para a Educação Brasileira. In: SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR, 10, 2016, Campinas. Anais […]. Campinas: [s. n.], 2016.

MARSIGLIA, Ana Carolina; MARTINS, Lígia M. Contribuições da Pedagogia Históricocrítica para a formação de professores. Germinal: Marxismo e Educação em debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 97-105, dez. 2013.

MARTINS, Lígia M. O legado do século XX para a formação de professores. In: MARTINS, Lígia M.; DUARTE, Newton (org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 13-22.

MATEIRO, Teresa. Músicos, pedagogos y arteeducadores con especialidad en educación musical: un análisis sobre la formación docente en paises suramericanos. Profesorado: Revista de Currículum y formación del profesorado, 2010.

MATEIRO, Teresa. Conhecimentos musicais e pedagógicos na formação de professores de música. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 20., 2011, Vitória. Anais […]. [S. l.]: ABEM, 2011.

MATEIRO, Teresa. Construção do campo de pesquisa sobre formação docente em música. Palestra proferida na I semana de Pesquisa do PPGMUSi/UFSJ, 26/10/2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kqQ9WIceK9s.

OLIVEIRA, Gleisson do C. Relações entre a educação musical especial e o desenvolvimento da comunicação social em crianças autistas. Tese (Doutorado) – Universidade federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

PADILHA, Anna Maria M. L; SILVA, Régis H. R. Pedagogia Histórico-crítica e a educação escolar das pessoas com deficiência. Revista Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, n. esp. 1, p. 103-125, dez. 2020.

PENDEZA, Daniele. Autismo e Educação Musical: uma proposta de formação de professores. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.

PENNA, Maura. Mais do que tocar e ler partitura: ampliando a concepção de música na licenciatura. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓSGRADUAÇÃO EM MÚSICA, 27., 2017, Campinas. Anais […]. [S. l.]: ANPPOM, 2017. p. 1-8.

PEREIRA, Marcus V. M. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da ABEM, Londrina, v. 22, n. 32, p. 90-103, jan./jun. 2014.

PEROBA, Fernanda M. E.; GOMES FILHO, Tarcísio. A construção dos saberes docentes na educação musical: estudos preliminares dos trabalhos produzidos nos últimos 10 anos no Brasil. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 25., 2021. Anais […]. [S. l.]: ABEM, 2021. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/889/public/889-4456-1-PB.pdf.

PIEKARSKI, Teresa C. T. Processos criativos musicais do estudante com deficiência intelectual no contexto escolar. Tese (Doutorado em Música) – Universidade federal do Paraná, Curitiba, 2020.

RODRIGUES, Helena. Avaliação da aptidão musical: viagem em torno de questões históricas e epistemológicas rumo a uma reflexão sobre a actualidade. Revista Portuguesa de Musicologia, Lisboa, n. 12, p. 181-210, 2002.

RODRIGUES, Paloma R. E. A educação inclusiva na escola pública: saberes docentes. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2022.

SANTIAGO, Renan; IVENICKI, Ana. Diversidade musical e formação de professores (as): qual música forma o(a) professor(a) de música? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 26, n. 48, p. 187-204, jan./abr. 2017.

SANTOS, Micael C. dos. Educação musical e currículo: diversidade cultural na formação docente em Música. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e a especificidade da educação. Comunicação apresentada na Mesa-redonda sobre a “Natureza e especificidade da Educação”, realizada pelo INEP. Brasília, 1984.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 31. ed. Campinas: Autores Associados, 1997.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr., p. 152-165. 2007.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr. 2009.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011. (Coleção Educação Contemporânea).

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019. (Coleção Educação Contemporânea).

SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na Pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade, Andes-SN, ano 31, jan. 2021. Disponível em: https://docero.com.br.

SILVA, Ítalo S. da. Práxis docente na educação musical inclusiva: estudos no contexto escolar do estado do Rio Grande do Norte. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

SIRGADO, Angel P. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.

SOARES, José; SCHAMBECK, Regina F.; FIGUEIREDO, Sérgio (org.). A formação do professor de Música no Brasil. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014.

SOARES, Lisbeth. Formação e prática docente musical no processo de educação inclusiva de pessoas com necessidades especiais. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – UFSCAR, São Carlos, 2006.

SOARES, Lisbeth. Educação Musical para todos e para cada um: reflexões sobre a Educação Inclusiva. Educação: dossiê: estudos interdisciplinares em educação musical - Revista Científica do Claretiano - Centro Universitário, v. 6, n. 2, p. 181-191, jul./dez. 2016.

SOARES, Lisbeth. Pedagogia musical aberta: por uma educação musical crítica, reflexiva e transformadora. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 2022.

TELFORD, Charles; SAWREY, James M. O indivíduo excepcional. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988

Publicado

2023-07-29

Cómo citar

SOARES, Lisbeth. Educação musical inclusiva e formação de professores: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0108, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0108. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23700. Acesso em: 22 nov. 2024.