A história de vida de duas professoras de música das Escolas Parque de Brasília: construção de laços pelas experiências
DOI :
https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0105Mots-clés :
Educação Musical, Pesquisa (auto)biográfica, Escolas Parque, Professores de músicaRésumé
O presente trabalho consiste num recorte de uma pesquisa concluída que teve como tema “Histórias de Vida de Professores de Música das Escolas Parque de Brasília/DF”. Como objetivo da pesquisa buscou--se compreender como os laços entre as professoras e a escola de educação básica são construídos, tendo como desdobramentos evidenciar como as experiências dessas professoras contribuem na formação desses laços e entender nas narrativas (auto)biográficas como essas professoras se tornam sujeitos da experiência. A abordagem teórico-metodológica é a pesquisa (auto)biográfica, e a fonte utilizada é a entrevista narrativa (auto)biográfica. Os resultados apontam que a construção dos laços foi dada pelas professoras em suas narrativas, entendendo que é a partir do movimento (auto)biográfico que o sujeito constrói e reconstrói novos sentidos para si mesmo, aprofundando suas próprias histórias de vida com aquilo que emerge da sua relação com a escola, sendo, a partir dessas ligações, produzido um dispositivo formativo para o sujeito – o laço.
Téléchargements
Références
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Fontes orais, escritas e (áudio)visuais em pesquisa (auto)biográfica: palavra dada, escuta (atenta), compreensão cênica. O studium e o punctum possíveis. In: Anais... VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, Cuiabá/MT, 2016.
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Profissionalização docente e identidade – a invenção de si. Revista Educação. Porto Alegre, RS, nº especial, p. 163-185, out. 2007.
ABREU, Delmary Vasconcelos de. História de vida de uma intelectual brasileira: Jusamara Souza e seus desafios epistemológicos com a educação musical. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 13, p. 243-260, jan./abr. 2020.
ABREU, Delmary Vasconcelos de. Tornar-se professor de música na educação básica: um estudo a partir de narrativas de professores. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
ABREU, Delmary Vasconcelos de. A construção da educação musical escolar no Distrito Federal. In. Encontro anual da Associação Brasileira de Educação Musical, 17, 2013, Pirenópolis/GO. Anais... Pirenópolis/GO: ABEM, 2013.
ABREU, Delmary Vasconcelos de. Aproximações epistemológicas a partir da História de Vida do Maestro Levino Ferreira de Alcântara. Eixo Temático 1: Pesquisa (Auto)biográfica, fontes e questões, p. 74-91. In: VI Congresso Internacional de Pesquisa (auto)biográfica, Rio de Janeiro/RJ, 2014. Anais... Rio de Janeiro/RJ: VI CIPA, 2014.
ALMEIDA, Jéssica de. LOURO, Ana Lúcia. Narrativas de professores de música: entrelaçando vivências com a música e seu ensino e a atuação na educação básica. Revista da ABEM. Londrina, v. 24, nº 37, p. 67-80, jul./dez. 2016.
ANEZI, Franciele Maria. GARBOSA, Luciane Wilke Freitas. Memórias de formação musical e construção docente de Monica Pinz Alves. Revista da ABEM. Londrina, v. 21, nº 31, p. 77-90, jul./dez. 2013.
CONTRERAS, José Domingo. Relatos de experiencia, en busca de ún saber pedagógico. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Salvador, v. 01, nº 01, p. 14-30, jan./abr. 2016.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, Vol. 17, nº 51, set./ dez., 2012.
FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do método biográfico. In: (Orgs) NÓVOA, Antônio. FINGER, Matthias. O método (auto) biográfico e formação. Natal. UFRN: EDUFRN, 2010.
FIGUEIRÔA, Arthur S. A construção de laços com as Escolas Parque de Brasília: Narrativas (auto)biográficas com professores de música. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
GAULKE, Tamar. O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica: um estudo a partir de narrativas autobiográficas. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
GAULKE, Tamar. Aprendizagem da docência em música na educação básica: um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básica. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
JOSSO, Marie-Christine. As figuras de ligação nos relatos de formação: ligações formadoras, deformadoras e transformadoras. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 32, nº 2, p. 373-383, maio./ago. 2006.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Revista Educação. Porto Alegre, nº 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007.
JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito...ao sujeito da formação. In: (Orgs)NÓVOA, Antônio. FINGER, Matthias. O método (auto) biográfico e formação. Natal. UFRN: EDUFRN, 2010.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na Pesquisaformação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Revista Roteiro. Joaçaba, v. 41, nº 01, p. 67-86, jan./abr. 2016.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa: Tomo I. Campinas/SP. Editora Papirus, 1994.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Biografar-se e empoderar-se: entrevista autobiográfico-narrativa e percursos de formação da professora Dilza Atta. In: ABRAHÃO, M. H.M.B Destacados educadores brasileiros suas histórias, nossa história. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016, p. 65-95.
TORRES, Maria Cecília A. R. Identidades Musicais de alunas de pedagogia: músicas, memória e mídia. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Arthur de Souza Figueirôa, Delmary Vasconcelos de Abreu 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .