A modelagem do tempo musical em Gravidade Zero, para bateria e tape

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0203

Mots-clés :

tempo musical, música eletroacústica mista, bateria, condução rítmica, descritores de áudio

Résumé

Neste artigo, discute-se a modelagem do tempo musical na obra eletroacústica mista Gravidade Zero (2020), para bateria e tape, de Cesar Traldi, com base na performance gravada em 2020 por Renato Schiavetti. A obra atribui ampla liberdade para o baterista criar materiais musicais que corporifiquem, em diálogo com o tape, a estrutura temporal especificada na partitura. A análise realizada toma como referência conceitual as considerações de Gérard Grisey sobre o tempo musical em camadas (esqueleto do tempo, carne do tempo e pele do tempo), expressas em seu artigo “Tempus ex machina: a composer’s reflections on musical time”, de 1987. São enfatizados o esqueleto e a carne do tempo, abordados com base em análises da estrutura temporal e da camada sonora/tímbrica expressas na gravação. Ambas as camadas se subdividem nos aspectos musicais criados pelo compositor, por um lado, e nos aspectos que derivam da realização do intérprete, por outro. A obra faz com que a condução rítmica da bateria (que, no repertório, normalmente exerce função de acompanhamento) torne-se o elemento principal de elaboração do discurso musical. No contexto da discussão sobre a estrutura temporal, são abordadas as estratégias interpretativas adotadas pelo baterista, destacando-se a utilização de polimetrias e polirritmias. Os aspectos sonoros/tímbricos são explicitados por meio de uma análise comparativa de duas seções da obra com o uso dos descritores de áudio centroide espectral e loudness. As duas seções possuem duração e estrutura métrica idênticas. À luz das considerações de Grisey e com base na análise realizada, demonstra-se como a corporificação dessas seções com sonoridades/timbres diferentes cria variedade, potencialmente modelando o tempo musical de maneiras distintas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Cesar Traldi, Federal University of Uberlândia

Graduado em Música (percussão) pela Universidade Estadual de Campinas (2004) , mestrado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2007) , doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2009). É professor do Curso de Música, pesquisador do Núcleo de Música e Tecnologia e orientador no Programa de Pós-graduação (Mestrado) da Universidade Federal de Uberlândia.

Daniel Barreiro, Federal University of Uberlândia

Realizou Pós-Doutorado em Música Eletroacústica na University of Manchester (Inglaterra, 2013-2014) e Pós-Doutorado em Ciência da Computação na USP (2008), ambos com bolsa do CNPq. É Doutor em Composição Musical pela University of Birmingham (Inglaterra, 2003-2007, com bolsa CAPES), Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (1999-2000, com bolsa FAPESP) e Bacharel em Música - Composição e Regência pela UNESP (1992-1997). 

Renato Schiavetti, Federal University of Uberlândia

Graduado em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos (2016) e Mestre em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (2018). Trabalhou como educador musical no Projeto Guri, Polo Regional São José do Rio Preto, de 2014 a 2018, ministrando aulas no ensino coletivo de percussão, bateria e fundamentos da música. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Produção, Performance e Educação Musical.

Références

BARREIRO, Daniel Luís. Abordagens sobre o tempo na música contemporânea. 2000. 166 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/5072. Acesso em: 01 jun. 2023.

FERREIRA, Thiago de Souza. Exploração tímbrica na bateria em improvisações livres e composições semi-abertas. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.468. Acesso em: 01 jun. 2023.

FRIDMAN, Ana Luisa. Conversas com a música não ocidental: da composição do século XX para a formação do músico da atualidade. DAPesquisa, Florianópolis, v. 6, n. 8, p.355-371, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.5965/1808312906082011355. Acesso em: 01 jun. 2023.

GRAVIDADE Zero (2020). Intérpretes: Renato Schiavetti. [S. l.]: Cesar Traldi, 2020. 1 vídeo (5 min.). Disponível em: https://youtu.be/aZdj_v5Y1mM. Acesso em: 01 jun. 2023.

GRISEY, Gérard. Tempus ex machina: a composer’s reflections on musical time. Contemporary Music Review, [s. l.], v. 2, p. 239-275, 1987. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07494468708567060. Acesso em: 01 jun. 2023.

LIMA FILHO, Realcino. Ritmos do Brasil. São Paulo: Trama Editorial, 1999.

LOUREIRO, Mauricio et al. Segmentação e extração de descritores de expressividade em sinais musicais monofônicos. In: SEMINÁRIO MÚSICA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 3., 2008, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ECA/USP, 2008, p. 109-125. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/smct/ojs/index.php/smct/article/view/45. Acesso em: 01 jun. 2023.

MONTEIRO, Adriano Claro; MANZOLLI, Jônatas. Análise computacional de texturas sonoras via mapas de Poincaré. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 21., 2011, Uberlândia. Anais [...]. Uberlândia: Editora da UFU, 2011. p. 1507-1513. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2011/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2011.pdf. Acesso em: 01 jun. 2023.

PAULI, Elvis; PAIVA, Rodrigo Gudin. Polirritmia: conceitos e definições em diferentes contextos musicais. Revista Música Hodie, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 87-103, jul./ago. 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/39568. Acesso em: 01 jun. 2023.

PIRES, Leandro da Silva. Predição de intensidade sonora percebida (loudness) para áudio espacial. 2019. 365 p. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/30272. Acesso em: 01 jun. 2023.

ROCHA, Christiano. Bateria Brasileira. São Paulo: [s. n.], 2013.

ROSSETTI, Danilo; MANZOLLI, Jônatas. De Montserrat às ressonâncias do piano: uma análise com descritores de áudio. Opus, Campinas, v. 23, n. 3, p. 193-221, dez. 2017. Disponível em: http://doi.org/10.20504/opus2017c2309. Acesso em: 01 jun. 2023.

SIMURRA, Ivan Eiji. Análise musical assistida por descritores de áudio: um estudo de caso da obra Reflexões de Jônatas Manzolli. Música Theorica, Salvador, v. 3, n. 1, p. 33-67, jan./jun. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.52930/mt.v3i1.66. Acesso em: 01 jun. 2023.

Téléchargements

Publiée

2023-06-22

Comment citer

TRALDI, Cesar; BARREIRO, Daniel; SCHIAVETTI, Renato. A modelagem do tempo musical em Gravidade Zero, para bateria e tape. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0203, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0203. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20643. Acesso em: 22 nov. 2024.