Ponto contra ponto: o debate sobre a nacionalização musical no Brasil e o Café

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530405032020313

Mots-clés :

folclore, Mário de Andrade, H. J. Koellreutter, nacionalismo musical

Résumé

O presente artigo procura analisar as perspectivas envolvidas nos embates entre erudito e vanguarda, de um lado, e popular e folclore, de outro, em torno da politização da arte e da nacionalização musical no Brasil da primeira metade do XX, especialmente a partir de H. J. Koellreutter. Para tanto, confrontamos as perspectivas de autores como T. W. Adorno e Antonio Gramsci, H. J. Koellreutter e Mário de Andrade, recorrendo aos acervos documentais destes para compreender como a musicalização de Café, de Mário de Andrade, por H. J Koellreutter, se inscreve no debate sobre o nacionalismo musical brasileiro.

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Tiago Hermano Breunig, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publiée

2020-12-16

Comment citer

BREUNIG, Tiago Hermano. Ponto contra ponto: o debate sobre a nacionalização musical no Brasil e o Café. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 3, 2020. DOI: 10.5965/2525530405032020313. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17874. Acesso em: 25 nov. 2024.