A presença do piano em grupo em instituições de ensino superior no Brasil

Autores/as

  • Simone Gorete Machado Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530401022016132

Palabras clave:

Ensino Coletivo, Habilidades Funcionais, Piano em Grupo. Universidades brasileiras

Resumen

Este estudo pretende colaborar com o conhecimento a respeito da história do Group Piano e da sua expansão no Brasil, partindo do pressuposto de que, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, as linguagens musicais, teórica e prática, interagem de maneira coletiva. No ensino superior, essa modalidade costuma ser ministrada mediante a utilização de vários pianos digitais ou teclados para o aprendizado musical teórico-prático coletivo e é, geralmente, considerada como “Piano em Grupo”. No Brasil, há necessidade de divulgação de informações atualizadas sobre o contexto da presença deste componente curricular nos cursos de graduação em música, apesar da diversidade de nomenclatura que lhe é atribuída. O estudo encontrou e assinala, portanto, algumas características básicas históricas dessa metodologia e comprova sua presença na educação superior brasileira, por meio de um levantamento nacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simone Gorete Machado, Universidade de São Paulo

Possui Mestrado em Música (Piano) e Especialização a nível de Mestrado em Performance pela The Hartt School - University of Hartford (USA); Doutorado em Artes Musicais (Piano/General Education) pela University of Arizona (USA). Atualmente é Professora Doutora do Departamento de Música da FFCLRP, USP. Suas atividades incluem docência, pesquisa, extensão e performance além da coordenação do Laboratório de Piano em Grupo (LabPG). É co-autora de Piano em grupo: livro didático para o ensino superior, e autora do Estudo comparativo de livros didáticos norte-americanos para piano em grupo. Em 2010 criou e organizou o Encontro de Piano em Grupo USP-RP dando prosseguimento à organização, em 2012, do II Encontro Internacional de Piano em Grupo.

Citas

ADAMSON, John William. Pioneers of Modern Education: 1600-1700. 2ª impressão. Cambridge: University Press, 1921. Disponível em: <https://www.archive.org/> Acesso em: 13 fev. 2016.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3ª edição. São Paulo: Moderna, 2006.

BEAUBIEN, Jason. Do For-Profit Schools Give Poor Kenyans A Real Choice? Publicado em 12 nov 2013. Atualizado em 22 abril 2014. Disponível em: . Acesso em: 24 jan. 2016.

BRASIL. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 31 ago. 2013.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 25 abr. 2015.

BRIDGE International Academy. Disponível em: < bridgeinternationalacadmies.com> Acesso em: 24 jan. 2016.

DAMSCHRODER, David e David Russell Williams. Music Theory from Zarlino to Schenker: A Bibliography and Guide. Pendagon Press: 1990.

DAUB, Adrian. Four-handed monsters: four-hand piano playing and nineteenth-century culture. Oxford: 6 Fordist Chords, 2014.

DENARDI, Christiane. Professores de música: história e perspectivas. Curitiba: Juruá Editora, 2007.

FISCHER, Heloísa (Org.). Anuário VivaMúsica! 2011. Rio de Janeiro: Editora e Instituto VivaMúsica! Edições, 2011.

GOLBY, David J.. Instrumental teaching in nineteenth-century Britain. England: Ashgate Publishing Company, 2004.

HAGER, Phil E.. Nineteenth Century Experiments with Monitorial Teaching. In: The Phi Delta Kappan. Vol.40, Nº 4, Africa: Its Educational Problems and Promises. (Jan., 1959) pp. 164-7. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/20342207> Acesso em: 13 fev. 2016.

MASON, Ella H., Raymond Burrows. Answers to criticism of piano class instruction. National Bureau for Advancement of Music, Inc. 1936/7. Disponível em: <https://www.archive.org/> Acesso em: 13 fev. 2016.

MONTANDON, Maria Isabel. Aula de Piano e Ensino de Música - Análise da Proposta de Reavaliação da Aula de Piano e sua Relação com as Concepções Pedagógicas de Pace, Verhaalen e Gonçalves (Dissertação de Mestrado não publicada). Porto Alegre: UFRGS, 1992.

PAZ, Ermelinda A.. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX. Metodologias e Tendências. Brasília: Editora MusiMed, 2000.

QUARTERLY Musical Magazine and Review. Mr. Logier's new system of musical instuction. Vol I. Londres: 1818. Disponível em: <https://www.archive.org/> Acesso em: 13 fev. 2016.

REINOSO, Ana Paula Teixeira. O ensino de piano em grupo em universidades brasileiras (Dissertação de Mestrado em Música não publicada). Rio de janeiro: UNIRIO, 2012.

URBAN, Sylvanus. Gentleman's Magazine. Vol. 26. Londres: John Bowyer Nichols and Son, 1846. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=VLw3AAAAYAAJ> Acesso em: 13 fev. 2016.

Publicado

2016-07-12

Cómo citar

MACHADO, Simone Gorete. A presença do piano em grupo em instituições de ensino superior no Brasil. Orfeu, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 132–155, 2016. DOI: 10.5965/2525530401022016132. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/7358. Acesso em: 22 nov. 2024.