A musicobiografização como intriga narrativa: um ensaio teórico entre pesquisa (auto)biográfica e educação musical

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0102

Palabras clave:

Educação Musical, musicobiografização, intriga narrativa, ensaio teórico

Resumen

Este artigo tem como objetivo içar a dialética da musicobiografização como intriga narrativa entre o campo da pesquisa (auto)biográfica e da educação musical, de forma ensaística. Numa filosofia da ipseidade, a posse de um termo nocional – musicobiografização – não é o que importa e sim o engendramento da narrativa como uma dialética do entre, encontrando a cumplicidade desse movimento (auto)biográfico na área da educação musical no Brasil. Nesse momento adâmico, em que estamos dando nome aos conceitos que dialogam com o campo da Pesquisa Autobiográfica e da Educação Musical, a tese aqui defendida é de que a musicobiografização é compreendida por delegar a si a operação de composição desses campos do conhecimento. Trata-se de mostrar como esta se inscreve nos polos de permanência entre educação musical e pesquisa (auto)biográfica para, assim, fazer a mediação entre elas, abrangendo o espectro de significações de um campo investigativo a outro em que se sobrepõe aquilo que difere e se associa inteiramente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Delmary Vasconcelos de Abreu, Universidad de Brasilia

Docente de música da Universidade de Brasília (UnB), com doutorado em música pela UFRGS, mestrado em linguagem (UFMT), graduação em letras (Unemat) e graduação em música (IPA/RS). Possuiu pós-doutorado em educação na linha cultura, escrita e linguagens pela UFPel. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música da UnB e líder do grupo de pesquisa Educação Musical e Autobiografia.

Citas

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. A aventura do diálogo (auto)biográfico: narrativa de si/narrativa do outro como construção epistemo-empírica. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). A Nova Aventura (Auto)Biográfica – Tomo II. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018.

ABREU, Delmary Vasconcelos. História de vida e sua representatividade no campo da educação musical: um estudo com dois educadores musicais do Distrito Federal. Revista Intermeio, Campo Grande, v. 23, n. 45, 2017.

ABREU, Delmary Vasconcelos. A história de vida aguçada pelos biografemas: um recorte da história de vida de Jusamara Souza com o campo da educação musical. Revista da ABEM, v. 27, n. 43, p. 150-167, jul./dez. 2019.

ABREU, Delmary Vasconcelos. História de vida de uma intelectual brasileira: Jusamara Souza e seus desafios epistemológicos com a educação musical. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 13, p. 243-260, jan./abr. 2020.

ALMEIDA, Jéssica. Biografia música-educativa: produção de sentidos em meio à teia da vida. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

ANDRADE, Abah. Formação do sujeito contemporâneo. Paul Ricoeur. Uma experiência hermenêutica (A formação do sujeito contemporâneo). [S. l.]: Rubaiyat, 2020. Edição do Kindle.

ARAÚJO, Gustavo Aguiar Malafaia. Construindo sentidos na formação musical: pesquisa-formação-ação com estudantes da primeira turma de ensino médio integrado do IFB-CSAM. Dissertação (Mestrado em Música) – UnB, Brasília, 2017.

ARROYO, Margarete. Educação Musical na Contemporaneidade. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA DA UFG (SENPEM), 2., 2002, Goiânia. Anais […]. Goiânia: UFG, 2002. p. 18-29.

BARTHES, Roland. O grão da voz. Trad. Teresa Meneses e Alexandre Melo. [S. l.]: Seuil, 1981.

BRAGA, Eudes de Carvalho; ABREU, Delmary Vasconcelos. Paulo André Tavares: narrativas com música de um professor de violão popular. In: ABRAHÃO, M. H. M. B. Destacados educadores brasileiros: suas histórias, nossa história. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Fhotography. [S. l.]: Centre de Recherche Interuniversitaire Experice, 2019. Disponível em: http://grifars.ce.ufrn.br/wp-content/uploads/2019/04/Colo%CC%81quio-International-da-Pesquisa Bioga%CC%81fica-em-Educac%CC%A7a%CC%83o-Paris-out_2019-1-1.pdf. Acesso em: 5 set. 2019.

FIGUEIRÔA, Arthur S. A construção de laços com as Escolas Parque de Brasília: Narrativas (auto)biográficas com professores de música. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Trad. Ricardo C. Barbosa. 9. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.

OLIVEIRA, Alda. ABEM: 20 anos de construção coletiva para a consolidação do ensino de música no Brasil. Revista da Abem, v. 20, n. 28, 2012.

OLIVEIRA, Edson B. Experiência como acompanhadores: a documentação narrativa de três violonistas. Dissertação (Mestrado Acadêmico). Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisaformação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, jan./abr. 2016.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Enfoques narrativos en la investigación educativa brasileña. Revista Paradigma (Edición Cuadragésimo Aniversario: 1980-2020), v. XLI, p. 57-79, jun. 2020. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/929. Acesso em: 13 set. 2021.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Refexividade narrativa e poder (auto)transformador. Praxis educacional, v. 17, p. 1-21, 2021.

PITANGA, Daniel. Candeeiro Musical: três histórias de vida em formação com a música e a construção de memórias na cultura popular. Dissertação (Mestrado Acadêmico) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade de Brasília, Brasília, 2021.

QUEIROZ, Haniel Henrique Vieira de. Dimensões da musicobiografização na perspectiva de três professores de música: um estudo com narrativas (auto)biográficas à luz da tríplice mimese. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade de Brasília, Brasília, 2021.

RICOEUR, Paul. Hermenêutica e Ideologias. Petrópolis: Vozes, 2008.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. t. 1.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. t. 3.

RICOEUR, Paul. A simbólica do mal. Trad. H. Barros e G. Marcelo. Lisboa: Edições 70, 2013 [1960]).

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como outro. Trad. Ivone C. Benedetti. 1. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

RIOM, Charlotte Caroline. Roland Barthes: a música como linguagem do corpo. Anais do SEFIM, v. 3, n. 3, p. 271-282, 2017. Disponível em: http://www.ufrgs.br/sefim/ojs/index.php/sm/issue/view/6/showToc. Acesso em: 2 dez. 2021.

SAFATLE, Vladimir. Introdução a Jacques Lacan. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

SIMAS, Lilson Peregrine. Memorial Musicobiográfico: revelando o cerne da docência de música. Dissertação (Mestrado Acadêmico) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade de Brasília, Brasília, 2021.

SOUZA, Jusamara. Entrevista narrativa. A história de vida de Jusamara Souza com a educação musical: desafios epistemológicos. Projeto de Pesquisa (Pós-Doutorado em Educação) – UFPel, Pelotas, 2018.

SOUZA, H. L. G. Experiências musicais formativas do sujeito com o lugar: construindo caminhos para o ensino de música no IFB-CCEI. Dissertação (Mestrado Acadêmico) – Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

TORRES, Maria Cecília Araújo Rodrigues. Identidades Musicais de alunas de pedagogia: músicas, memória e mídia. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

Publicado

2022-04-28

Cómo citar

ABREU, Delmary Vasconcelos de. A musicobiografização como intriga narrativa: um ensaio teórico entre pesquisa (auto)biográfica e educação musical. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. e0102, 2022. DOI: 10.5965/2525530407012022e0102. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/2525530407012022e0102. Acesso em: 22 nov. 2024.