Música, inclusão e formação docente nas universidades federais brasileiras: reflexões a partir das disciplinas específicas de educação musical especial/inclusiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0111

Palabras clave:

educação musical, educação especial, inclusão, formação docente

Resumen

Em julho de 2015, foi lançado no Brasil o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146, que deixa claro que a pessoa com deficiência tem, também, o direito ao aprendizado em todos os âmbitos educacionais (BRASIL, 2015). Com isso em mente, os cursos de Licenciatura em Música necessitam, também, se adaptar a essa realidade de demanda e capacitar os futuros professores para atender a diversidade de alunos, de forma consciente e eficiente. Portanto, traçando o panorama das disciplinas e realizando discussões a partir da análise dos currículos, programas, ementas e projetos pedagógicos dos cursos, esta pesquisa teve como objetivo investigar o que propõem as ementas das disciplinas nos cursos de Licenciatura em Música das Universidades Federais brasileiras no que se refere aos aspectos da Educação Musical/Inclusiva, a fim de formar os professores de música para apoiarem a inclusão de alunos com deficiências e transtornos. Como resultado, foi observado que somente 17, das 35 Universidades Federais, oferecem tais conteúdos, evidenciando a necessidade de ampliação e aprofundamento das disciplinas relacionadas à Música e Inclusão na realidade das Universidades Federais brasileiras. Deste modo, tendo apresentado um panorama das disciplinas e fomentar discussões sobre os resultados e dados coletados, este trabalho poderá incentivar pesquisas futuras mais aprofundadas sobre a temática formação docente musical e inclusão, a fim de contribuir para melhoria das discussões e ampliação de ofertas de tais disciplinas em todas as UFs.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luana Kalinka Cordeiro Barbosa, Conservatório Pernambucano de Música

Mestre em Música, Educação e Sociedade pela UFPE (2021). Pós-graduada em Ensino de Música na Educação Básica pela UFRN (2016), possui graduação em Música Licenciatura pela UFRN (2013). Atualmente trabalha como Consultora Pedagógica em Educação Inclusiva para o Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro.

Lisbeth Soares, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professora de Educação Musical e de Educação Especial e Inclusiva. Pedagoga, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na educação Básica. Brasília: SEESP, 2001.

BRASIL. Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 10 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, de 23 de dezembro de 2005. Diário Oficial da União: Brasília, DF, p. 28, 23 dez. 2005. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=DEC&numero=5626&ano=2005&ato=b61MTU65UMRpWTdae. Acesso em: 12 out. 2019.

BRASIL. Lei n.º 12.796, de 4 de abril de 2013. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, n. 65, seção 1, p. 1, 5 abr. 2013. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/30037356/do1-2013-04-05-lei-n-12-796-de-4-de-abril-de-2013-30037348. Acesso em: 13 out. 2019.

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). promulgada em 6 de julho de 2015 / obra coletiva de autoria do Ministério Público do Trabalho, Procuradoria Regional do Trabalho da 17a Região, PCD Legal - Vitória: Procuradoria Regional do Trabalho da 17a Região, 2016.

BRASIL. Lei n.º 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2 maio 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13278.htm. Acesso em: 12 out. 2019.

BRASIL. Resolução CNE/CEB 2/2016, de 10 de maio de 2016. Define Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica. Diário Oficial da União: Brasília, Seção 1, p. 42, 11 maio 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=34011. Acesso em: 30 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, DF: SEESSP, 2019. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Resolucao-CNE-CEB-002-2019-12-20.pdf. Acesso em 12 de

outubro de 2020.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Tailândia: UNESCO, 1990. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000086291_por. Acesso em: 14 nov. 2019.

FINCK, Regina; SOARES, J. Currículo, deficiência e inclusão: um estudo de caso sobre a formação de professores de música In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES: DEBATER O CURRÍCULO E SEUS CAMPOS, 9., 2010, Porto.Anais […]. Porto: CIIE/LIVPSIC, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GLAT, R.; PLETSCH, M. D. Diferentes dimensões do processo de inclusão escolar de alunos com necessidades especiais na rede pública do Município do Rio de Janeiro. In: ANACHE, A. A.; OSÓRIO, A. C. N. (org.). Da Educação Especial à Educação na Diversidade: escolarização, práticas e processos. Campo Grande, MS: Editora UFMS, 2010. p. 89-106.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

HALL, Stuart. Da Diáspora. Identidades e mediações culturais. In: SOVIK, Liv (org.). Belo Horizonte: EdUFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003. Cultura Popular e Identidade. Que “negro” é esse na cultura negra, pp. 335-349.170.

INEP. Censo escolar de 2018. Brasília: MEC, 2019.

GATTI, Bernardete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002.

LOURO, Viviane dos Santos. Desconstruir… Repensar… Incluir... In: LOURO, Viviane (org.). Música e inclusão: múltiplos olhares. São Paulo: Editora Som, 2016. p. 33-47.

LOURO, Viviane dos Santos. Jogos e atividades para a educação musical inclusiva. São Paulo: Editora Som, 2018.

MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MARCO, Victor Di. Capacitismo: o mito da capacidade. Belo Horizonte: Letramento, 2020.

MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, p. 387-405, dez. 2006.

MORAES, Gisele Masotti. Educação Musical inclusiva: aspectos históricos e exemplos práticos. In: LOURO, Viviane (org.). Música e inclusão: múltiplos olhares. São Paulo: Editora Som, 2016. p. 177-195.

PENNA, Maura. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação e música. Porto Alegre: Sulina, 2015.

RUUD, E. Música e saúde. São Paulo: Summus, 1991.

SASSAKI, Romeu. K. Terminologia sobre a deficiência na era da inclusão. Revista Nacional de Reabilitação, São Paulo. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/TERMINOLOGIA_SOBRE_DEFICIENCIA_NA_ERA_DA.pdf?1473203540. Acesso em: 14 nov. 2019.

SILVA, Crislany Viana da; ALMEIDA, Cristiane Maria Galdino de. A educação musical inclusiva na escola de educação básica: o que o professor de música precisa saber? In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2., 2016, Paraíba.

SCHAMBECK, R. F. Inclusão de alunos com deficiência na sala de aula: tendências de pesquisa e impactos na formação do professor de música. Revista da ABEM, Londrina, v. 24, n. 36, p. 23-35, 2016.

SEKEFF, Maria de Lourdes. Da música: seus usos e recursos. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

SUZANO, Cátia. Diálogos entre educação musical e musicoterapia. In: LOURO, Viviane (org.). Música e inclusão: múltiplos olhares. São Paulo: Editora Som, 2016. p. 81-97

Publicado

2023-09-24

Cómo citar

BARBOSA, Luana Kalinka Cordeiro; SOARES, Lisbeth. Música, inclusão e formação docente nas universidades federais brasileiras: reflexões a partir das disciplinas específicas de educação musical especial/inclusiva. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0111, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0111. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23780. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.