Instrumentos musicais acessíveis: um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0104Palabras clave:
tecnologia assistiva, instrumentos acessíveis, inclusão musical, adaptações instrumentaisResumen
Es necesario impulsar más proyectos e investigaciones en el área de la tecnología musical, la lutería accesible y las adaptaciones
instrumentales si realmente queremos una sociedad más inclusiva y si queremos ofrecer los mismos derechos de estudio y campo de
interpretación musical a las personas con y sin sin discapacidades. Por ello, este artículo presenta 3 instrumentos musicales creados/
adaptados electrónicamente para personas con dificultades motoras o cognitivas. Dichos instrumentos fueron desarrollados en el marco de un
proyecto de extensión del Departamento de Música de la Universidad Federal de Pernambuco, en 2018. El proyecto tuvo como objetivo
desarrollar instrumentos musicales accesibles y alternativos para públicos que contemplan la diversidad. La base teórica principal fue la
Tecnología Auxiliar, que tiene como objetivo promover adaptaciones para personas con discapacidad y la metodología del artículo es un
relato de experiencia. El resultado aquí presentado describe e indica la posible aplicabilidad de los instrumentos creados: "teclado
para pies, bongó electrónico y metalófono electromagnético".
Descargas
Citas
AMORIM, Reinaldo. Efeito do uso de um violão adaptado na autoestima de crianças e jovens com déficit motor decorrente de paralisia cerebral. Dissertação. Mestrado em em Ciências. São Paulo: Unicamp, 2018.
BANG, Claus. Um mundo de som e música. In: RUUD, Even. (org). Música e saúde. Trad. Vera Bloch Wrobel, Glória Paschoal de Camargo, Miriam Goldfeder. São Paulo: Summus, 1991.
BARRETO, Cláudia; REIS, Marlene. Educação inclusiva: do paradigma da igualdade para o paradigma da diversidade. Polyphonía, v. 22/1, jan./jun. 2011.
BERSCH, R.; TONOLLI, J. C. Introdução ao conceito de Tecnologia Assistiva e modelos de abordagem da deficiência. Artigo escrito para o site Bengala Legal. Disponível em <http://www.bengalalegal.com/tecnologia-assistiva >. Acesso em 07 fev. 2018.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 07 jul. 2013. Seção 1, p. 02. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 19 ago. 2022.
BRASIL. Decreto n. 10.645, de 11 de Março de 2021. Regulamenta o art. 75 da Lei n. 13.146, para dispor sobre as diretrizes, os objetivos e os eixos do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva. Brasília, DF, 2021. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/decreto/D10645.htm> Acesso em 27 de Abril de 2023.
CAT (Comitê de Ajudas Técnicas). Tecnologia Assistiva Brasília, 2006. Disponível em https://www.mpes.mp.br/Arquivos/Anexos/385c40f5-66aa-42a6-beef-eb7621350f95.pdf>. Acesso em 01 de nov. 2018.
CAVALHEIROS, Roberto. A luta dos portadores de deficiência. Disponível em www.saci.org.br. Acesso em 01 de nov. 2018.
COSTA, Celso, et al. Therapeutic sound technologies. Revista Terapia Ocupacional. Universidade de São Paulo. 2015 jan./abr.;26(1):153-8.
GROND, F.; SHIKAKO-THOMAS, K.; LEWIS, E. Adaptive musical instruments (AMIs): past, present, and future research directions, 2020.
LOURO, Viviane. As adaptações a favor da inclusão do portador de deficiência física na educação musical: um estudo de caso. Dissertação. Mestrado em música da UNESP. São Paulo: UNESP, 2003.
LOURO, Viviane. Educação musical e deficiência: propostas pedagógicas. São José dos Campos: Ed. do autor, 2006. 192pg.
LOURO, Viviane. Música e inclusão: múltiplos olhares. São Paulo: Editora SOM, 2016. 235p.
LOURO, Viviane. Jogos e atividades para educação musical inclusiva. 1ª. Ed. São Paulo: Editora Som, 2018. 202p.
MIRANDA, Marcílio. Tecnologia e educação musical: interfaces inclusivas. In: Louro, Viviane. Música e Inclusão: Múltiplos Olhares. São Paulo: Editora som 2016. 98-112.
MORAES, Maria Cândida. Educar na biologia do amor e da solidariedade. Petrópolis: Vozes, 2003.
NEWTON, C. Osciladores – O que é preciso saber? - Art.499 - 2014a. Disponível em <https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/novos-componentes/52-artigostecnicos/artigos-diversos/3664-art499>. Acesso em: 11 fev. 2017
OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. 27a edição. Petrópolis: Vozes, 2012.
REMEDIOS, Sara; SILVA, Sandro; FERREIRA, Simone. Investigando tecnologias educacionais para o ensino e aprendizagem de música para deficientes visuais totais. In: Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Computação Musical. SBC, 2021. p. 201-204.
RODRIGUES, P. R., & ALVES, L. R. G. (2013). Tecnologia assistiva-uma revisão do tema. HOLOS, Ano 29, Vol. 6, p. 170-180.
SANTOS, Alexandre. Propostas pedagógico-musicais e deficiência visual: recursos metodológicos a partir da experiência do TPACK. Tese de doutorado em música da UNICAMP. São Paulo: Unicamp, 2020.
SARRAF, Viviane Panelli. Acessibilidade cultural para pessoas com deficiência- Benefício para todos. Revista do Centro de Pesquisa e Formação, 6, p. 43, 2018. ORFEU, Florianópolis, v. 8, n. 2, p.22 - 22, jun. 2023.
SCHAMBECK, Regina Finck. Formação no contexto inclusivo: relatos de processos de pesquisa na iniciação à docência em música. In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 23, 2017, Manaus. Anais... Manaus: UFAM, 2017.
SILVA. Juracy Pereira. Instrumentos musicais com adaptações eletrônicas: possibilidades de uso pedagógico para crianças com autismo. Trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Música da UFPE. Recife: UFPE, 2018.
STEFFEN, Luciana. Musicoterapia com práxis teológica: interseções entre gênero e deficiência no desenvolvimento da independência de crianças e adolescentes com deficiência em atendimento musicoterapêutico. Dissertação. Mestrado em teologia da faculdade EST. São Leopoldo, 2014.
VALENTE, Heloísa. Música é informação: música e mídias a partir dos conceitos de R. Murray Schafer e Paul Zumthor. In: SILVA, Rafael Souza (Org.). Discurso simbólico da mídia. São Paulo: Loyola, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Viviane dos Santos Louro, Juracy Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.