O repertório na construção identitária das bandas de música

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0016

Palabras clave:

banda de música, repertório, construção identitária

Resumen

A pluralidade de costumes e valores presentes nas bandas de música é uma característica discutida em ampla bibliografia sobre o tema. A construção identitária destes grupos musicais vem ocorrendo a partir de suas interações com diferentes segmentos da sociedade sempre perpassadas pelo seu repertório. Apresentamos neste texto uma discussão sobre estas intera-ções das bandas, cujo pano de fundo é tecido pelo repertório. O objetivo principal é discutir o papel do repertório na construção identitária do movimento de bandas no Brasil. Partimos dos episódios do trabalho de campo de pes-quisa de mestrado finalizada em 2019. Situações similares de diferentes regiões e momentos históricos são colocadas em diálogo com os episódios observados. A perspectiva teórica adotada tem por base a concepção de música como linguagem a partir da filosofia do Círculo de Bakhtin. A partir disto observamos que o repertório das bandas se constrói na mesma dinâmica do desenvolvimento dos grupos e cumpre diferentes papéis numa extensa trama histórica de significações musicais.

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Publicado

2021-09-11

Cómo citar

CRUZ, Fernando Vieira da. O repertório na construção identitária das bandas de música. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/2525530406012021e0016. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/19522. Acesso em: 16 jul. 2024.