A modinha como fenômeno coletivo social sob uma perspectiva andradiana e sua análise poética
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530404012019082Palabras clave:
Mário de Andrade, tradição, cultura brasileira, coletivo, ModinhaResumen
Este artigo tem por objeto principal a análise da modinha enquanto documentação musical para a busca de uma melhor compreensão da sociedade brasileira, com embasamento em Mário de Andrade. Propõe-se, além disso, traçar um paralelo entre essas manifestações do Brasil imperial e a música popular brasileira do século XX e da atualidade, procurando exemplos de compositores e intérpretes que mantiveram a tradição da modinha, de serestas e canções com funções coletivas sociais similares àquela, como o samba-canção da década de 1930. Dessa forma, os resultados foram alcançados por meio de análises de modinhas, relacionando-as com sua contextualização histórica, possibilitando uma sondagem dos grupos sociais que as produziram e a continuidade da tradição na posteridade. A análise poética de “Viola quebrada”, de Mário de Andrade, possibilitou situar e contextualizar o estudo sob o prisma etnomusicológico, onde o Brasil pôde ser visto como uma nação que foi apropriada pelos colonizadores, sem considerar suas idiossincrasias naturais, e como essa metáfora é colocada no poema em questão.
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