Práticas surpreendentes: uma estratégia de ensino na formação do professor de música

Autores/as

  • Kirsten Fink-Jensen (Tradução de Ana Ester Correia Madeira e Teresa Mateiro) Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530402022017200

Palabras clave:

professor pesquisador, técnicas de observação, prática de ensino

Resumen

O capítulo de Fink-Jensen centra-se em duas questões fundamentais para o desenvolvimento da prática pedagógica de estudantes de música em formação docente: como a teoria pode contribuir para o desenvolvimento da prática e como a relação entre teoria e prática pode ser abordada durante a formação. Concebendo o professor como um pesquisador propõe a implementação de uma estratégia de ensino que denominou de “práticas surpreendentes”, apoiando-se em conceitos antropológicos e fenomenológicos, bem como em teorias do campo da psicologia, da pedagogia e da educação musical. O ponto central é a identificação de uma situação-problema e, para isso, é essencial que o estudante seja capaz de observar de forma aberta e sensível, deixando para trás premissas teóricas já estabelecidas para que possa gerar novas possibilidades para tal situação de ensino.

Tradução de Ana Ester Correia Madeira e Teresa Mateiro

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Citas

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Publicado

2017-12-19

Cómo citar

(TRADUÇÃO DE ANA ESTER CORREIA MADEIRA E TERESA MATEIRO), Kirsten Fink-Jensen. Práticas surpreendentes: uma estratégia de ensino na formação do professor de música. Orfeu, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 200–219, 2017. DOI: 10.5965/2525530402022017200. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530402022017200. Acesso em: 24 nov. 2024.

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