O cuidado de si e a preparação para improvisação musical livre

Autores/as

  • Pedro Azevedo Sollero Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530401022016079

Palabras clave:

improvisação musical livre, Foucault, ciências cognitivas

Resumen

O presente artigo procura contribuir para reflexões sobre diferentes processos de preparação para a improvisação musical livre, a partir da ideia de “cuidado de si”, como apresentada por Michel Foucault em sua Hermenêutica do Sujeito. O filósofo realiza um estudo deste conceito e práticas associadas, entre filósofos clássicos, e o acompanha até o momento histórico de Descartes, quando é dissociado do “conhece-te a ti mesmo”. Por meio da revisão da obra de Foucault, buscarei descrever conceitos que possam nos ajudar a olhar para práticas de preparação para a improvisação musical livre. Como referência de estudos em aprendizado de improvisação musical, apresentarei ideias de pesquisas que aproximam a música das ciências cognitivas. Por fim, farei uma reflexão a partir das práticas e conhecimentos descritos na bibliografia, e buscarei ferramentas para a compreensão da preparação para a improvisação musical livre, que contemplem mais do que o ensaio motor das ações da performance.

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Biografía del autor/a

Pedro Azevedo Sollero, Universidade de São Paulo (USP)

Pedro Azevedo Sollero é músico improvisador e pesquisador, bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente desenvolve pesquisa de mestrado  sobre a preparação para a improvisação musical livre, na Universidade de São Paulo (USP) no Programa de Pós graduação em Música, sob orientação de Rogério Luiz Moraes Costa. Em sua pesquisa investiga maneiras de encarar a preparação para a improvisação musical livre a partir da ótica de músicos improvisadores e pesquisas teóricas que refletem acerca das variadas habilidades envolvidas na improvisação musical livre e seus processos de desenvolvimento. Sua prática artística busca incluir as reflexões acadêmicas em um processo contínuo que tem sua aplicação principal nos grupos de improvisação livre do qual faz parte (Orquestra Errante e Trio Camerata PNSc).

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Publicado

2017-05-17

Cómo citar

SOLLERO, Pedro Azevedo. O cuidado de si e a preparação para improvisação musical livre. Orfeu, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 079–095, 2017. DOI: 10.5965/2525530401022016079. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530401022016079. Acesso em: 22 nov. 2024.