Ensinando com respeito: pedagogia inclusiva para regentes corais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0301

Abstract

Resenha da obra: SIECK, Stephen. Teaching with respect: inclusive pedagogy for choral directors. New York: Hal Leonard, 2017.

O livro Teaching with respect: inclusive pedagogy for choral directors, de Stephen Sieck, publicado pela Hal Leonard em 2017, está organizado em duas partes, totalizando oito capítulos. Neles, o autor disserta, dentre outros assuntos voltados à pedagogia musical, sobre diversidade, inclusão, gênero e etnicidade. No prelúdio, o autor explica por qual razão escreveu essa obra, aponta para quem ela se destina, adverte sobre a sua condição de homem cis, hétero, branco e cristão e sugere que o(a) leitor(a) explore os textos complementares, visto que eles foram produzidos por estudiosos(as) que representam com efetividade e qualidade um segmento ou grupo subalternizado, o que lhes confere um legítimo lugar de fala. Esta resenha tem como objetivo analisar o referido livro que, embora tenha sido escrito no contexto norte-americano, pode servir ao cenário brasileiro, tendo em vista os temas que aborda.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vladimir Silva, Federal University of Campina Grande

É doutor em Música (Regência Coral – Canto) pela Louisiana State University com atuação no Brasil, Argentina, França, Itália, Áustria, Alemanha, Portugal, Espanha, Colômbia e Estados Unidos. Tem peças publicadas pela FUNARTE, UFPE e Gentry Publications-Hal Leonard. Estreou obras de Beetholven Cunha, Eli-Eri Moura, Luís Passos, Reginaldo Carvalho e Danilo Guanais. Deste último, regeu a world première da Missa de Alcaçus, no Carnegie Hall (EUA, 2017). Seus artigos estão publicados no Choral Journal, Per Musi, Musica Hodie, ICTUS, Opus e European Review of Academic Studies. Atualmente, é professor nos cursos de graduação e pós-graduação (UFCG-UFPB), Diretor Artístico do Festival Internacional de Música de Campina Grande, regente do Coro de Câmara de Campina Grande e presidente da Nova Associação Brasileira de Regentes de Coros – ABRACO (2021-2024).

Laís Lorrany Andrade, Federal University of Paraíba

Laís Lorrany Andrade é bacharela em Música (Composição) pela Universidade Federal de Campina Grande. É integrante do Coro de Câmara de Campina Grande e, com esse grupo, já participou de estreias de obras de compositores como Eli-Eri Moura e Danilo Guanais em vários estados brasileiros. Como compositora, teve peças estreadas no X Festival Internacional de Música de Campina Grande (2019), sob a regência do Dr. Luís Passos, e no Festival Louvor em Harmonia, sob a condução de Zacarias Fernandes (2023). Como maestra, regeu o coro infantojuvenil do Laboratório Coral da UFCG (CanteMUS) e coros comunitários na região da Rainha da Borborema. Além disso, foi maestra convidada do Coro de Câmara de Campina Grande para a estreia da música Cordeiro de Deus (2023), para solista, clarinete e coro misto, de sua própria autoria. Atualmente, é mestranda em Práticas Interpretativas (Regência Coral) no PPGM-UFPB, com subvenção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PB), e monitora do Projeto Uirapuru (UFCG – PMCG – SEDUC).

José Adriano de Sousa Lima Júnior, Federal University of Paraíba

É é mestre em Música (Composição) pela Universidade Federal da Paraíba. É bacharel em Música (Composição) pela Universidade Federal de Campina Grande. Já atuou como regente da Primeira Igreja Batista (2019) e da Igreja Congregacional Central (2018) de Campina Grande. É baixo e monitor do Coro de Câmara de Campina Grande, grupo com o qual participou de turnês nacionais e internacionais, interpretando repertório diverso. Suas obras corais têm sido estreadas no Brasil (Trinos, 2017 e Cálix, 2023) e no exterior (Tem nos dado, 2022 – EUA). Integra a equipe Projeto Uirapuru (UFCG – PMCG – SEDUC), desenvolvendo atividades musicais em escolas públicas. Tem escrito composições e arranjos para formações variadas, bem como música coral. Atualmente, é mestrando em Práticas Interpretativas (Regência Coral) no PPGM-UFPB.

Daniel Berg Cirilo Alves, Federal University of Paraíba

É especialista em Música (Regência Coral) pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Letras (Francês) e em Música (Regência), ambas concluídas na Universidade Federal da Paraíba. Estudou na Universidade de Lausanne – Suíça (UNIL). Como maestro, apresentou-se na Suíça, França, Alemanha, Letônia e Rússia. Como professor, leciona musicalização infantil em escolas de João Pessoa-PB. É músico da Prefeitura Municipal de Sapé-PB e maestro titular do Coro Sinfônico da Paraíba. Recentemente, regeu o coro da cidade de Gatchina – Rússia, e foi professor de regência, a convite da associação de regentes da Rússia, no conservatório de música em São Petersburgo, representando a América Latina. Atualmente, é mestrando em Práticas Interpretativas (Regência Coral) no PPGM-UFPB, com subvenção da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Anderson Maurício do Nascimento, Federal University of Paraíba

É maestro, pianista e arranjador. Bacharel em Música Popular pela FAP-PR, Bacharelando em Fonoaudiologia pela UNINGÁ-PR, Especialista em Interpretação Musical (Regência) pela UNINCOR-MG, Especialista em Gestão Cultural pelo SENAI-PR, Especialista em Pedagogia da Voz pela UNYLEYA-SP e Mestre em Composição e Interpretação Musical (Regência) pela UFPB. Ex-cantor e diretor adjunto (1998 a 2006) do Vocal Brasileirão, sob a direção de Marcos Leite. Atualmente, é diretor do Vocal “Gogó à Brasileira”, Vocal “Boca Bendita” e Coro da UDESC. 

References

SIECK, Stephen. Teaching with respect: inclusive pedagogy for choral directors. New York: Hal Leonard, 2017.

Published

2024-08-30

How to Cite

SILVA, Vladimir; ANDRADE, Laís Lorrany; LIMA JÚNIOR, José Adriano de Sousa; ALVES, Daniel Berg Cirilo; NASCIMENTO, Anderson Maurício do. Ensinando com respeito: pedagogia inclusiva para regentes corais. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. e0301, 2024. DOI: 10.5965/2525530409012024e0301. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25562. Acesso em: 21 nov. 2024.