THE DIFFERENCES BETWEEN MUSIC EDUCATION AND MUSIC THERAPY IN THE CONTEXT OF THE INCLUSION OF PEOPLE WITH DISABILITIES AND DISORDERS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0109

Keywords:

music education, music therapy, inclusion

Abstract

This article aims to highlight the differences between music education and music therapy for people with disorders and disabilities. A descriptive bibliographic review was used as a methodology and the main authors of both areas studied were consulted to better clarify the contexts, applicability, approaches and professional training of each of the areas. The results point to different purposes between music education and music therapy: while music therapy focuses on health, music education focuses on teaching-learning.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Henrique da Silva, Federal University of Pernambuco

Pós-Graduado em Musicoterapia - CENSUPEG, inscrito na Associação dos Musicoterapeutas de Pernambuco com o registro AMTPE 071-1; Licenciado em Música - UFPE, especialista em Violino; Cursando a segunda graduação em Fonoaudiologia pela Unifatecie; Professor Suzuki Violin School.

Viviane dos Santos Louro, Federal University of Pernambuco

Doutora em Neurociências pela UNIFESP; Mestre em educação musical pela UNESP; Bacharel em paino pela FAAM; Técnica em piano pela FASCS; Especialista em Criminal Profile e psicologia investigativa pela Unyleya. Docente e atual coordenadora do curso de Licenciatura da UFPE e coordenadora da Liga acadêmica de neurociências aplicada e do projeto de extensão em saúde mental PROBEM DO CAC, ambos da UFPE.

References

ARAUJO JUNIOR, Rusiel Paulino de. A educação musical inclusiva nas escolas de educação básica: perspectivas conceituais e metodológicas. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4908. Acesso em: 20 abr. 2023.

ATACK, Sally M. Atividades Artísticas para Deficientes. Tradução: Thaís Helena F. Santos. Campinas: Papirus, 1995. (Coleção Educação Especial).

AVELINO, Nathalya de C. Musicoterapia e a reabilitação: estudo piloto com paciente acometido de trauma ortopédico. Revista Brasileira de Musicoterapia, Curitiba, ano 15, n. 15, p. 80-96, 2013. Disponível em: http://musicoterapia.revistademusicoterapia.mus.br/index.php/rbmt/article/view/242/224. Acesso em: 15 abr. 2023.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Educação básica, professores unidocentes e música: pensamentos em tríade. In: BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; GARBOSA, Luciane Wilke Freitas (org.). Educação Musical e Pedagogia: Pesquisas, Escutas e Ações. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014. p. 47-68.

BENEDETTI, Katia S.; KERR, Dorotea M. A educação musical sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Revista Música Hodie, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 71-90, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/16866. Acesso em: 20 jul. 2023.

BENENZON. R. O. El juego del espejo y su oscuridad: la dimensión creadora.1a Ed. Buenos Aires: Al Margen, 2012.

BRASIL, Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Brasília, DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13278.htm#ART1. Acesso em 18 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensinode 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1971. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5692.htm. Acesso em: 20 abr. 2023.

BRASIL. Decreto nº 72.425, de 3 de julho de 1973. Cria o Centro Nacional de Educação Especial (CENESP), e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1973. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto72425-3-julho-1973-420888-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 20 abr. 2023.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 abr. 2023.

BRASIL. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 1994.

BRASIL. Presidência da República. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Trad. Brasil. Brasília, DF: Imprensa Oficial, 2007.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1961. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm. Acesso em: 20 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da educação nacional. Legislação, Brasília, DF, dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/Lei/L14191.htm. Acesso em: 20 abr. 2023.

BRASIL. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a política nacional para a integração da pessoa portadora de deficiência, consolida as normas e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Acesso em: 20 abr. 2023.

BRASIL. Decreto nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Guatemala: Secretaria de Educação Especial – MEC/SEESP, 2001.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF: Presidência da República, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. 20 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 20 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 20 abr. 2023.

BRASIL. Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm. Acesso em: 17 jul. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 20 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2001. Dispões sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Brasília, DF: Presidência da República, 2021. Disponível em: http://https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14191.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2014.191%2C%20DE%203,Art. Acesso em: 20 abr. 2023.

BRUSCIA, Kenneth E. Improvisational models of music therapy. Springfield Il: Charles C Thomas Publisher, 1987.

BRUSCIA, Kenneth E. O desenvolvimento musical como fundamentação para a terapia. Tradução: Lia Barcellos. Rio de Janeiro: [s. n.], 1999.

BRUSCIA, Kenneth E. Definindo a Musicoterapia. 2. ed. Tradução: Mariza Velloso Fernandez Conde. Rio de Janeiro: Enelivros, 2000.

CARDOSO, Jessika. Metodologia da Pesquisa. 2003. 109 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, 2003. Disponível em: https://www.academia.edu/8532251/Metodologia_da_Pesquisa_PR%C3%93_REITORIA_DE_P%C3%93S_GRADUA%C3%87%C3%83O_PRPG_PPROGRAMA_DE_P%C3%93S_GRADUA%C3%87%C3%83O_STRICTO_SENSU_EM_GEST%C3%83O. Acesso em: 20 abr. 2023.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB 17/2001 HOMOLOGADO. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB017_2001.pdf. Acesso em: 21 abril. 2023.

DUARTE, Plínio; LOURO, Viviane. A música na escola: o que os documentos legais brasileiros garantem sobre a inclusão de pessoas com transtornos psiquiátricos. In: ENCONTRO SOBRE MÚSICA E INCLUSÃO, 7., 2019, Natal. Anais [...]. Natal: Edufrn, 2019. Disponível em: https://emiufrn.files.wordpress.com/2019/10/arquivo_final_anais-viiemi-1.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.

FACULDADE CENSUPEG. Perfil curricular: disciplinas. [s.l.]: FACULDADE CENSUPEG, 2021. Disponível em: https://censupeg.com.br/academy/home/course/musicoterapia/26. Acesso em: 15 abr. 2023.

GESSER, Marivete. et al. Estudos da deficiência: interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. In: GESSER, Marivete et al. (org.). Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social. Curitiba: CRV, 2020. 248 p.

GÓES, Aja Devi Dasi Soares Abreu de; FAGUNDES, Flávia Maiara Lima; GÓES, Valéria Maria Soares Silva de. Música e Movimento na Educação Infantil na perspectiva da inclusão da criança com Síndrome de Down. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2016, Natal. Anais [...]. Natal: Editora Realize, 2016. p.1-13. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21439 Acesso em: 15 abr. 2023.

IBGE. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

JOLY, Ilza Z. L. Aplicação de procedimentos de musicalização infantil em crianças deficientes. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1994.]

LIMA, Gueidson Pessoa de. Música e surdez: o ensino de música numa perspectiva bilíngue na escola regular. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. Disponível em: https://repositorio. ufrn.br/jspui/handle/123456789/20788. Acesso em: 16 jul. 2021.

LÔBO, Márcio M. B. Lei Brasileira de Inclusão: Análise da construção da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146, de 2015. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2016. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/15009/1/2016_MarcioMartinsBitesLobo_tcc.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.

LOURO, Viviane. Educação Musical Inclusiva: desafios e reflexões. In: SILVA, H. L. da; ZILLE, J. A. B. (org.). Música e Educação. Barbacena: UdUEMG, 2015. v. 2, p. 33-49. Disponível em: https://grupocanelafina.com.br/wp-content/uploads/2017/05/LOURO2015-Educa%C3%A7%C3%A3o-Musical-Inclusiva.pdf. Acesso em: 17 abr. 2023.

LOURO, Viviane. Fundamentos da Aprendizagem musical da pessoa com deficiência.São Paulo: editora Som, 2012.

LOURO, Viviane. Jogos e atividades para educação musical inclusiva. 1. ed. São Paulo: editora Som, 2018.

MIRANDA, Arlete A. B. História, deficiência e educação especial. Uberlândia: Unimep, 2003.

PASSARINI, Luisiana B. FRANÇA. et al. A educação musical no desenvolvimento da criança: trilhas da musicoterapia preventiva. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MUSICOTERAPIA E XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM MUSICOTERAPIA, 14., 2012, Olinda. Anais [...]. Olinda: Associação de Musicoterapia do Nordeste, 2012. Disponível em: https://14simposiomt.files.wordpress.com/2012/02/final_-_xiv_simpc3b3sio.pdf. Acesso em: 17 abr. 2023.

PACHECO, Kátia M. D; ALVES, Vera L. R. A história da deficiência, da marginalização à inclusão social: uma mudança de paradigma. Acta Fisiátrica, v. 14, n. 4, p. 242-248, 2007.

RUUD, Even. (Org). Música e saúde. Trad. Vera Bloch Wrobel; Glória Paschoal de Camargo; Mirian Goldfeder. São Paulo: Summus, 1991. SCHNEIDER, M. Sobre la esencia de la música. In: Origenes de la Música – La Literatura. La Música. Barcelona: Editorial Labor, p. 845-958.

SAMPAIO, Renato T. et al. A Musicoterapia e o Transtorno do Espectro do Autismo. Per Musi, Belo Horizonte, n. 32, p.137-170, 2015.

SILVA, Helena. A. Inclusão escolar: um desafio entre o ideal e o real. Monografia (PósGraduação “Lato Sensu” em Educação Especial Inclusiva) – Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Lins, SP, 2010.

SOUZA, Rejane A. de. Musicoterapia: O que é, benefícios, como a música pode mudar sua vida. Psicologia viva, 21 dez. 2018. Disponível em: https://blog.psicologiaviva.com.br/musicoterapia/. Acesso em: 17 abr. 2023.

SOARES, Lisbeth. Formação e prática docente musical no processo de educação inclusiva de pessoas com necessidades especiais. 2006. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2954/DissLS.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23 abril. 2023.

SUZANO, Cátia. Diálogos entre educação musical e musicoterapia. In: LOURO, V. (org.). Música e inclusão: múltiplos olhares. São Paulo: editora Som, 2016. p. 82-97.

TOLEDO, Luciano Medeiros de; SABROZA, Paulo Chagastelles. O que são os Transtornos Mentais? Noções básicas. Rio de Janeiro: Ensp/Fiocruz, 2011. Disponível em: http://www6.ensp.fiocruz.br/repositorio/sites/default/files/arquivos/TranstornosMentaisC1.pdf. Acesso em: 17 abr. 2023.

TOMITA, Rúbia Yuri. Atlas visual compacto do corpo humano. São Paulo: Rideel, 1999.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular: Curso: Música – Licenciatura. Recife: UFPE, 2013. 10 p. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/39211/0/musica_licenciatura_perfil_8805.pdf/91a50926-208f-4572-8feb-01a4676b3179. Acesso em: 17 abr. 2023.

VALLE, Tânia G. M.; MAIA, Ana Cláudia B. Aprendizagem e comportamento humano. São Paulo: Cultura acadêmica, 2010.

VIEIRA, Inês Pedroso. Musicoterapia e deficiência intelectual. 2018. 187 f. Dissertação (Mestrado em Musicoterapia) – Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Lusíada de Lisboa, Lisboa, 2018. Disponível em: http://repositorio.ulusiada.pt/handle/11067/4516. Acesso em: 20 abr. 2023

Published

2023-07-29

How to Cite

SILVA, Henrique da; LOURO, Viviane dos Santos. THE DIFFERENCES BETWEEN MUSIC EDUCATION AND MUSIC THERAPY IN THE CONTEXT OF THE INCLUSION OF PEOPLE WITH DISABILITIES AND DISORDERS. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0109, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0109. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23653. Acesso em: 17 jul. 2024.