Literatura coral Goianiense em cena: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0205

Palavras-chave:

literatura coral, canto coral, Goiânia - Goiás, estudos da performance, identidade cultural

Resumo

Objetiva investigar pesquisas que abordam a literatura coral goianiense, identificando canções que, em sua essência, refletem aspectos locais e possuem características técnicas, históricas e estilísticas de Goiás. Baseando-se em Sampaio e Mancini (2007) e na ferramenta Parsifal (2023), ambos focados em revisão sistemática, a estrutura deste artigo segue uma sequência que considera o posicionamento de nove estudos em relação a uma lista de qualidade, a um formulário de extração de dados e às questões de pesquisa conforme os dados extraídos. Embora poucos estudos abordem essa literatura, destaca-se a importância do coro para a identidade cultural e histórica do estado. Composta por música clássica, folclórica e popular, seus elementos atravessam tradições que permeiam o imaginário do povo goiano. Possuindo aspectos de relevância (científica, política, pedagógica, social, histórica) e significado, esta pesquisa dará à literatura coral goianiense a visibilidade e importância que ela merece, considerando-a um patrimônio histórico e cultural imaterial do Estado, tema até então inexplorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Vagner Leite de Oliveira, Universidade de Brasília

Possui Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília – UnB, Especialização em Educação Musical pela Universidade Candido Mendes - UCAM/PROMI­NAS; Especialização em Regência pela Faculdade de Ciência e Educação – FA­CEP/Alpha e e Mestrado em Música pela UnB. Foi professor substituto na Uni­versidade Federal do Tocantins – UFT, e, por um breve período, tutor do curso de Licenciatura em Música da UAB/UnB polo Palmas-TO e professor Formador/Orientador de TCC do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Campos Belos. Participa do Grupo de Pesquisa Educação Musical Escolar e Autobiografia - GEMAB da UnB. É organi­zador e autor de livros e de arti­gos publicados em periódicos Qualis A1 e A4. É avaliador ad hoc da Revista de Ciências Humanas – CFH/UFSC e da Revista Brasileira de Educação do Campo – RBEC/UFT.

Roberto Amaral, Universidade Federal de Goiás

Pós-Doutor em Estudos Literários na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás - UFG, Doutor em Educação, Mestre em Educação Brasileira e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG. Psicanalista em Formação (Pós-Graduando em Clínica Psicanalítica Lacaniana pelo Instituto ESPE). É Professor Associado 2 na Universidade Federal do Tocantins - UFT. Professor do Curso de Licenciatura em Filosofia, do Curso de Especialização em Ética e Ensino de Filosofia, do Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais-PPGPC da Faculdade de Ciências Sociais - UFG. Áreas de atuação: filosofia e literatura; fundamentos da educação; filosofia e educação; hermenêutica e educação; fenomenologia e educação; imaginário e educação; estética e educação; literatura e educação; ensino de filosofia; performances culturais; psicanálise lacaniana. Escritor e psicanalista.

Hugo Nascimento, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e PhD in Science pela University of Sydney (2004). Professor associado da Universidade Federal de Goiás, desenvolve pesquisas em diversas áreas da Computação, com amplo trabalho interdisciplinar, envolvendo temáticas como Visualização de Informações, Otimização Combinatória, Interação Humano-Computador, Ciência de Dados, Engenharia de Software e Arte Tecnologia.

Referências

BARBARESCO FILHO, E. Entretempos do corpo e da voz na escrita de artista como história: testemunho e (des)construção de representações na escritura biográfica de Estércio Marquez Cunha (Goiânia, dos anos 1965 a 2013). 2015. 343. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

BAUMAN, Richard. Performance. In: BENDIX, Regina F.; HASAN-ROKEM, Galit. A Companion to Folklore. Wiley-Blackwell April 2012. p. 94-118. Disponível em:

https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/378/o/0_Bauman_Performance_for_Companion_12.pdf. Acesso em: 22 jul. 2023.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. Maria J. Alvarez; Sara B. dos Santos; Telmo M. Baptista. Porto: Porto Editora, 1994. (Coleção Ciências da Educação).

CARVALHO, Leonardo Victtor de. A obra vocal de estércio Marquez Cunha: especificidades da música e memória musical no cenário goianiense. 2012. 219 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.

CAVALCANTI, Zélia (org.). O canto das musas: poemas para ler, recitar e cantar. 1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

COSTA, L. G. ; VASCONCELOS, E. T. S. C. ; TORRES, Luana Uchôa. A prática e ensino do canto coral em Anápolis: um estudo da sua trajetória. Em Formação: cadernos de iniciação científica e tecnológica do IFG. 1ed.Goiânia: Editora IFG, 2014, v. 8, p. 259-271.

DIAS, Ângelo de Oliveira. Literatura coral goianiense. [mensagem pessoal].

Mensagem recebida por em 06 de janeiro de 2022.

DIAS, Ângelo de Oliveira. O Canto Coral em Goiânia: uma trajetória. Revista UFG, Goiânia, v. 10, n. 5, 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48222. Acesso em: 16 ago. 2023.

DONATO, Helena.; DONATO, Mariana. Stages for Undertaking a Systematic Review. Acta Med Port, v. 32, n. 3, p. 227-235, mar. 2019. Disponível em: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/11923. Acesso em: 08.08.23.

DOURADO, Henrique Autran. Dicionário de Termos e Expressões da Música. São Paulo: Editora 34, 2008.

FERREIRA, Clenon. Conheça a história da dona Fifia, uma das fundadoras do Conservatório de Música. 2023. O Popular - Disponível em: https://opopular.com.br/magazine/conheca-a-historia-da-dona-fifia-uma-das-fundadoras-do-conservatorio-de-musica-1.3032427. Acesso em: 08.08.23.

GEERTZ, Clifford, 1926- A interpretação das culturas. 1.ed. - [Reimpr.]. - Rio de Janeiro: LTC, 2015.

KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. EBSE Technical Report. EBSE-2007-01. Version 2.3. Keele University, University of Durham, Keele, United Kingdom, 2007.

LANGDON, Esther Jean. Performance e sua Diversidade como Paradigma Analítico: A Contribuição da Abordagem de Bauman e Briggs. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 8, n. 1,2, p. 162–183, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/18229. Acesso em: 22 jul. 2023.

LOPES, Germano Henrique Pereira. Uma trajetória coral do Colégio Santa Clara (Goiânia-GO) a partir da análise e performance de obras selecionadas de seu acervo musical. 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

LOPES, Germano Henrique Pereira; DIAS, Ângelo de Oliveira. O canto coral em Goiânia: uma trajetória artístico-educacional registrada nas crônicas dos padres redentoristas de Campinas (1908 A 1965). Revista UFG, Goiânia, v. 12, n. 9, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48330. Acesso em: 16 ago. 2023.

MENDONÇA, Belkiss Spencière Carneiro de. A música em Goiás. Coleção Documentos Goianos nº 11. Goiânia: UFG, 1981.

OLIVEIRA, H. M. “No coração, minha terra, no coração do Brasil”: Tocantins, discursos identitários, canções. Orfeu, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 002-024, 2016.

PARSIFAL. Software de apoio à pesquisa de revisão sistemática. 2023. Disponível em: https://parsif.al/. Acesso em: 18.04.2023.

PINA FILHO, Braz Wilson Pompeu de. Memória musical de Goiânia. Goiânia: Kelps, 2002.

SAMPAIO, R.; MANCINI, M. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 11, n. 1, p. 83–89, jan. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/79nG9Vk3syHhnSgY7VsB6jG/?lang=pt#. Acesso em: 08.08.23.

SILVA, R. A. Catálogo dos impressos musicais do acervo Balthasar de Freitas: subsídios para o estudo das atividades musicais em Goiás da segunda metade do século XIX à primeira metade do século XX. 2019. 299 f. Dissertação (Mestrado em Musica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.

SOBOLL, Renate Stephanes. Arranjos de música regional do sertão caipira e sua inserção no repertório de coros amadores. 2007. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.

SUÍTE Goiana. Goiânia, 1958. 1 partitura. Acervo de Raimundo Vagner Leite de Oliveira.

TRAVASSOS, Elizabeth. Pontos de escuta da música popular no Brasil. In: ULHÔA, Martha; OCHOA, Ana Maria (org.). Música popular na América Latina: pontos de escuta. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005, p. 94-111.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e palavra: In: A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010: p. 395-486. Disponível em:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2477794/mod_resource/content/1/A%20construção%20do%20pensamento%20e%20da%20linguagem.pdf. Acesso em: 28.06.2023.

ZOTERO. Software de apoio à pesquisa. Disponível em: https://www.zotero.org/. Acesso em: 18.04.2023.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz – a “literatura” medieval. Tradução Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Downloads

Publicado

2024-07-15

Como Citar

OLIVEIRA, Raimundo Vagner Leite de; AMARAL, Roberto Antonio Penedo do; NASCIMENTO, Hugo Alexandre Dantas do. Literatura coral Goianiense em cena: uma revisão sistemática. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. e0205, 2024. DOI: 10.5965/2525530409012024e0205. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25349. Acesso em: 22 dez. 2024.