“Em (marcha) Ré maior”: arte e trabalho de mulheres no mundo da música carioca (1889-1902)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0101

Palavras-chave:

mulheres e música, Lima Barreto, história das mulheres, Biblioteca Nacional Digital, sociologia da música

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar e caracterizar aspectos da arte e do trabalho de mulheres no mundo da música carioca entre os anos de 1889 e 1902. Partindo de um texto provocador, uma crônica de 1914 de Lima Barreto sobre o estado da criação musical no Brasil de seu tempo, desenvolvemos uma crítica e uma análise do argumento principal de seu texto para realizarmos o objetivo proposto. Para embasarmos a crítica e realizarmos a pesquisa, desenvolvemos uma pesquisa documental em periódicos da época, entre os anos de 1889 e 1902 (com o limite superior um pouco maior que o nosso recorte temporal), na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional Digital Brasileira para poder, respaldado pelas fontes, reconstruir alguns aspectos da atuação de mulheres em diversas áreas daquele mundo da música carioca. Apresentamos provas da presença e da circulação de mulheres musicistas intérpretes e criadoras. Fazemos o registro de maestrinas e compositoras que tinham obras anunciadas e publicadas para apresentação, performance e venda em seu tempo. Argumentamos, em coro com demais pesquisas sobre a relação entre mulheres e música no Brasil naquele período, que as mulheres musicistas foram excluídas e/ou desconsideradas em nossa história da música.

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Biografia do Autor

Lucas Gabriel Feliciano Costa, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui bacharelado em Ciências Sociais (2019) pela mesma instituição. Professor substituto na área de SOCIOLOGIA no Instituto Federal Goiano, campus CERES (GO), atuando no ensino técnico-profissional, graduação e pós-graduação nesta instituição. Tem interesse nas seguintes áreas: sociologia da música; da cultura; teoria sociológica de vertente processual-relacional e compreensiva-interpretativa, com ênfase em Norbert Elias e Max Weber; metodologia das Ciências Sociais, com ênfase em planejamento de pesquisa; arte e sociedade; música e sociedade; literatura e sociedade. Desenvolve pesquisas sobre o trabalho de mulheres musicistas no Brasil; pesquisas de fronteira entre sociologia e literatura sobre a obra em prosa brasileira; da relação entre música e sociedade; acesso à justiça e direitos. 2022) da FCS/UFG.

Sebastião Rios, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em História pela Universidade de Brasília (1987), mestre em Literatura pela Universidade de Brasília (1993) e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília / Universidade de Innsbruck - áustria (1998). Professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais da UFG. Tem atuação nas áreas de Performances Culturais e Sociologia da Cultura, principalmente nos seguintes temas: música e sociedade, cultura brasileira, literatura e sociedade, cultura popular e patrimônio imaterial. Pesquisador associado do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique. 

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

COSTA, Lucas Gabriel Feliciano; RIOS, Sebastião. “Em (marcha) Ré maior”: arte e trabalho de mulheres no mundo da música carioca (1889-1902). Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. e0101, 2024. DOI: 10.5965/2525530409012024e0101. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25333. Acesso em: 25 out. 2024.