As diferenças entre educação musical e musicoterapia no contexto da inclusão de pessoas com deficiências e transtornos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0109

Palavras-chave:

educação musical, musicoterapia, inclusão

Resumo

O presente artigo tem por objetivo destacar as diferenças entre educação musical e musicoterapia diante de pessoas com transtornos e deficiências. Uma revisão bibliográfica descritiva foi utilizada como metodologia e os principais autores de ambas as áreas estudadas foram consultados para melhor esclarecer os contextos, aplicabilidades, abordagens e formação profissional de cada uma das áreas. Os resultados apontam para diferentes finalidades entre educação musical e musicoterapia: enquanto a musicoterapia se concentra na saúde, educação musical tem como foco o ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Henrique da Silva, Federal University of Pernambuco

Pós-Graduado em Musicoterapia - CENSUPEG, inscrito na Associação dos Musicoterapeutas de Pernambuco com o registro AMTPE 071-1; Licenciado em Música - UFPE, especialista em Violino; Cursando a segunda graduação em Fonoaudiologia pela Unifatecie; Professor Suzuki Violin School.

Viviane Louro, Federal University of Pernambuco

Doutora em Neurociências pela UNIFESP; Mestre em educação musical pela UNESP; Bacharel em paino pela FAAM; Técnica em piano pela FASCS; Especialista em Criminal Profile e psicologia investigativa pela Unyleya. Docente e atual coordenadora do curso de Licenciatura da UFPE e coordenadora da Liga acadêmica de neurociências aplicada e do projeto de extensão em saúde mental PROBEM DO CAC, ambos da UFPE.

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Publicado

2023-07-29

Como Citar

SILVA, Henrique da; LOURO, Viviane dos Santos. As diferenças entre educação musical e musicoterapia no contexto da inclusão de pessoas com deficiências e transtornos. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0109, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0109. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23653. Acesso em: 21 nov. 2024.