A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530407022022e0106Palavras-chave:
motivação, teoria das necessidades psicológicas básicas, educação musical, adolescenteResumo
As transformações psicológicas, físicas e sociais que surgem na adolescência podem trazer consequências para o processo de aprendizagem musical, fazendo com que o estudante, em alguns casos, passe a duvidar de suas habilidades e se desinteresse pela prática da música. O professor de instrumento, nesses casos, tem papel relevante na manutenção da motivação desses alunos. O objetivo geral deste estudo, portanto, foi conhecer as crenças, opiniões e atitudes dos professores de instrumento sobre as Necessidades Psicológicas Básicas (DECI; RYAN, 2000), no contexto da promoção da motivação dos alunos adolescentes para aprender música. Para alcançar este objetivo, a metodologia utilizada foi o Estudo de Levantamento (survey), e os dados foram colhidos por meio de um questionário. Os resultados obtidos trouxeram considerações para os professores de música sobre o planejamento e a condução das aulas, de modo a ampliar a motivação dos adolescentes. Também foi constatado, por meio dos resultados, que uma boa regulação da motivação é capaz de permitir aprendizagem e rendimentos mais eficazes.
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