A modelagem do tempo musical em Gravidade Zero, para bateria e tape

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0203

Palavras-chave:

tempo musical, música eletroacústica mista, bateria, condução rítmica, descritores de áudio

Resumo

Neste artigo, discute-se a modelagem do tempo musical na obra eletroacústica mista Gravidade Zero (2020), para bateria e tape, de Cesar Traldi, com base na performance gravada em 2020 por Renato Schiavetti. A obra atribui ampla liberdade para o baterista criar materiais musicais que corporifiquem, em diálogo com o tape, a estrutura temporal especificada na partitura. A análise realizada toma como referência conceitual as considerações de Gérard Grisey sobre o tempo musical em camadas (esqueleto do tempo, carne do tempo e pele do tempo), expressas em seu artigo “Tempus ex machina: a composer’s reflections on musical time”, de 1987. São enfatizados o esqueleto e a carne do tempo, abordados com base em análises da estrutura temporal e da camada sonora/tímbrica expressas na gravação. Ambas as camadas se subdividem nos aspectos musicais criados pelo compositor, por um lado, e nos aspectos que derivam da realização do intérprete, por outro. A obra faz com que a condução rítmica da bateria (que, no repertório, normalmente exerce função de acompanhamento) torne-se o elemento principal de elaboração do discurso musical. No contexto da discussão sobre a estrutura temporal, são abordadas as estratégias interpretativas adotadas pelo baterista, destacando-se a utilização de polimetrias e polirritmias. Os aspectos sonoros/tímbricos são explicitados por meio de uma análise comparativa de duas seções da obra com o uso dos descritores de áudio centroide espectral e loudness. As duas seções possuem duração e estrutura métrica idênticas. À luz das considerações de Grisey e com base na análise realizada, demonstra-se como a corporificação dessas seções com sonoridades/timbres diferentes cria variedade, potencialmente modelando o tempo musical de maneiras distintas.

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Biografia do Autor

Cesar Traldi, Federal University of Uberlândia

Graduado em Música (percussão) pela Universidade Estadual de Campinas (2004) , mestrado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2007) , doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2009). É professor do Curso de Música, pesquisador do Núcleo de Música e Tecnologia e orientador no Programa de Pós-graduação (Mestrado) da Universidade Federal de Uberlândia.

Daniel Barreiro, Federal University of Uberlândia

Realizou Pós-Doutorado em Música Eletroacústica na University of Manchester (Inglaterra, 2013-2014) e Pós-Doutorado em Ciência da Computação na USP (2008), ambos com bolsa do CNPq. É Doutor em Composição Musical pela University of Birmingham (Inglaterra, 2003-2007, com bolsa CAPES), Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (1999-2000, com bolsa FAPESP) e Bacharel em Música - Composição e Regência pela UNESP (1992-1997). 

Renato Schiavetti, Federal University of Uberlândia

Graduado em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos (2016) e Mestre em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (2018). Trabalhou como educador musical no Projeto Guri, Polo Regional São José do Rio Preto, de 2014 a 2018, ministrando aulas no ensino coletivo de percussão, bateria e fundamentos da música. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Produção, Performance e Educação Musical.

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

TRALDI, Cesar; BARREIRO, Daniel; SCHIAVETTI, Renato. A modelagem do tempo musical em Gravidade Zero, para bateria e tape. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0203, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0203. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20643. Acesso em: 22 dez. 2024.