O que os pequenos formatos têm a ver com os caminhos da formação em Teatro de Animação do Brasil de hoje?
DOI :
https://doi.org/10.5965/2595034702302024116Mots-clés :
théâtre d'animation, petits formats, théâtre de "Lambe-Lambe", habitudes culturelles, systèmes de circulation en théâtre d'animationRésumé
L'article explore l'émergence des petits formats d'animation théâtrale dans le contexte du théâtre brésilien contemporain, en tenant compte de l'évolution des pratiques scéniques et des habitudes culturelles. Il souligne le rôle crucial des institutions d'enseignement supérieur artistique au Brésil et s'achève par un témoignage personnel de l'auteur sur le cours de formation continue "Laboratoire de Création de Scènes Courtes en Théâtre d'Animation" et le projet itinérant "Cabaré Animé", destiné aux bars et autres espaces similaires.
Téléchargements
Références
ASTLES, Cariad. Experiências de treinamento no ciberespaço e processos de criação em isolamento social. Móin Móin. Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1 n. 24, p. 19-33. 2021.
FRIQUES, Manoel Silvestre. Edital é pouco, meu prêmio primeiro: uma análise do "mercado" teatral brasileiro. In: Friques, M. S.: Teatro brasileiro: engenharias, políticas, economias e gestões. Rio de Janeiro: NUMA, 2022, p. 86-128.
FUNDAÇÃO ITAÚ; DATAFOLHA. Hábitos Culturais. 4ª edição. 14/12/2023 [25/07/2024]. Disponível em: <https://www.fundacaoitau.org.br/observatorio/habitos-culturais-2023---4-edicao>. Acesso em 08/08/2024.
IBGE. PERFIL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS: 2021 / Coordenação de População e Indicadores Sociais. Rio de Janeiro: Ministério da Economia; IBGE, 2022. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101985.pdf>. Acesso em 14/08/2024.
_____. PERFIL DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS BRASILEIROS: CULTURA: 2014 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv95013.pdf>. Acesso em 14/08/2024.
LUNNING, Just. Hollywood actors are leaping into video games. The New York Times. New York. 18 de março de 2024. Movies. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2024/03/18/movies/video-games-actors-comer-harbour.html>. Acesso em 08/08/2024.
RESNICK, Mitchel. Jardim de infância para a vida toda. Tradução: Mariana Casetto Nunes, Lívia Rulli Sobral. Porto Alegre: Penso, 2020.
REVISTA ANIMA. N.02 ed.03. São Paulo: Grupo Girino, 2014. Disponível em: <https://issuu.com/grupogirino/docs/revista_anima_3ed>. Acesso em 28/03/2024.
ROTHEMBERG, Eva. Greve de atores de Hollywood pode se estender contra empresas de videogames. CNN. New York. 04 de setembro de 2023. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/greve-de-atores-de-hollywood-pode-se-estender-contra-empresas-de-videogame-entenda/>. Acesso em 08/08/2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Resolução do Conselho Universitário n. 25, de 25/11/2019. Disponível em: <http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONSUN-2019-25.pdf>. Acesso em 08/08/2024.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.