O RPG de palco: uma proposta de linguagem teatral baseada no RPG de mesa, teatro e formas animadas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034702272022192

Mots-clés :

RPG, Teatro, jogo, formas animadas, máscaras

Résumé

Este artigo busca embasar a proposta do RPG de palco: um tipo de RPG e de encenação jogado no palco teatral de forma espetacular, a partir do RPG de mesa, do teatro convencional e do teatro de formas animadas. A motivação dessa pesquisa funda-se em dúvidas que se instalaram em mim durante a graduação e continuam a processar-se durante a pós-graduação. Seu embasamento teórico parte do estudo do jogo como proposto por Huizinga, sendo o ato de jogar a origem de todas as atividades arquetípicas da cultura humana, incluindo o jogo (e por sua vez, o RPG) e o teatro. O RPG de palco busca utilizar as formas animadas como dispositivos para a conexão dos dois universos (real e lúdico) para demonstrar em cena o personagem-jogador e personagem-fantástico, com o uso das máscaras pelos atores-jogadores e com bonecos, objetos e sombras pelo mestre de palco.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ricardo Vinícius de Carvalho Delgado, Federal University of Maranhão

Mestrando em Artes Cênicas e Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão. Ator, diretor, bailarino, mestre de RPG e professor de teatro. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Casemiro Coco e do Grupo CENACORPO. Membro colaborador do Grupo Teatral Improviso e Companhia Oficina de Teatro.

Tácito Freire Borralho, Federal University of Maranhão

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Professor, diretor, dramaturgo e mestre titeriteiro. Membro fundador do LABORARTE, da Companhia Oficina de Teatro (COTEATRO) e do Núcleo de Estudos em Formas Animadas Casemiro Coco. Professor titular da Universidade Federal do Maranhão pelo Departamento de Artes Cênicas.

Références

AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas: Máscaras, Bonecos, Objetos. 3 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.

AMARAL, A. M. O inverso das coisas. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 12-024, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701012005012. Acesso em: 6 mar. 2023.

CAILLOIS, Roger. Os Jogos e os Homens: A máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990.

COURTNEY, Richard. Jogo, Teatro e Pensamento: As bases intelectuais do teatro na educação. São Paulo: Perspectiva, 2010.

DARLINGTON, Steve. A history of Role-Playing. 1998. Disponível em: http://www.ptgptb.org/0001/history1.html. Acesso em: 01 dez. 2022

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: HUCITEC, 2006.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2000.

SARTURI, André. Quando os dados (não) rolam: jogo, teatralidade e performatividade na interação entre o roleplaying game e o process drama. 2012. 152 Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Mestrado em Teatro, Florianópolis, 2012. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006d/00006dc6.pdf. Acesso em: 6 mar. 2023.

Téléchargements

Publiée

2023-03-03

Comment citer

DELGADO, Ricardo Vinícius de Carvalho; BORRALHO, Tácito Freire. O RPG de palco: uma proposta de linguagem teatral baseada no RPG de mesa, teatro e formas animadas. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 192–210, 2023. DOI: 10.5965/2595034702272022192. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/23104. Acesso em: 22 nov. 2024.