Abayomi e Casemiro Coco, bonecos negros em cena: relato de uma experiência na Educação Básica.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701202019045

Resumo

Este artigo se dedica a relatar e analisar a experiência que tive no Estágio Su- pervisionado do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com uma turma do 4o ano do Ensino Fundamental da Escola Comunitária Pinóquio, localizada no bairro do Anjo da Guarda, em São Luís – MA, na qual busquei experimentar o Teatro de Bonecos como uma linguagem artístico-pedagógica capaz de problematizar as questões das relações étnico-raciais, tendo em vista a implemen- tação da Lei 10.639/2003 (Obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira), por meio da confecção e animação de dois bonecos negros, Abayomi (boneco de manipulação direta) e Casemiro Coco (boneco de luva).

Palavras-chave: Teatro de Bonecos. Lei 10.639/2003. Bonecos Negros. Educação Básica.

Biografia do Autor

Gleydson de Castro Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Artista-docente, mestrando em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas - PPGMPH (Stricto Sensu) pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB e licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2018), com período sanduíche realizado na Universidad de Guadalajara, no México (2017). Idealizador do Projeto Teatro de Bonecos Negros (TBN). Tem experiência na área de Artes e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte-educação; Teatro de Bonecos, Memórias e Identidades, Educação Quilombola e Educação das Relações Étnico-Raciais.

Tácito Freire Borralho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2012) e professor Adjunto nível I da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

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Publicado

2019-11-14

Como Citar

Oliveira, G. de C., & Borralho, T. F. (2019). Abayomi e Casemiro Coco, bonecos negros em cena: relato de uma experiência na Educação Básica. Móin-Móin - Revista De Estudos Sobre Teatro De Formas Animadas, 1(20), 045-067. https://doi.org/10.5965/2595034701202019045