Abayomi e Casemiro Coco, bonecos negros em cena: relato de uma experiência na Educação Básica.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701202019045

Resumen

Este artigo se dedica a relatar e analisar a experiência que tive no Estágio Su- pervisionado do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com uma turma do 4o ano do Ensino Fundamental da Escola Comunitária Pinóquio, localizada no bairro do Anjo da Guarda, em São Luís – MA, na qual busquei experimentar o Teatro de Bonecos como uma linguagem artístico-pedagógica capaz de problematizar as questões das relações étnico-raciais, tendo em vista a implemen- tação da Lei 10.639/2003 (Obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira), por meio da confecção e animação de dois bonecos negros, Abayomi (boneco de manipulação direta) e Casemiro Coco (boneco de luva).

Palavras-chave: Teatro de Bonecos. Lei 10.639/2003. Bonecos Negros. Educação Básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gleydson de Castro Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Artista-docente, mestrando em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas - PPGMPH (Stricto Sensu) pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB e licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2018), com período sanduíche realizado na Universidad de Guadalajara, no México (2017). Idealizador do Projeto Teatro de Bonecos Negros (TBN). Tem experiência na área de Artes e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte-educação; Teatro de Bonecos, Memórias e Identidades, Educação Quilombola e Educação das Relações Étnico-Raciais.

Tácito Freire Borralho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2012) e professor Adjunto nível I da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Publicado

2019-11-14

Cómo citar

OLIVEIRA, Gleydson de Castro; BORRALHO, Tácito Freire. Abayomi e Casemiro Coco, bonecos negros em cena: relato de uma experiência na Educação Básica. Móin-Móin - Revista de Estudios sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 20, p. 045–067, 2019. DOI: 10.5965/2595034701202019045. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701202019045. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos fora do Dossier Temático