Além da ânima: aproximações entre o teatro de objetos e a arte da performance

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034701262022185

Mots-clés :

teatro, animação, boneco, objeto, performance

Résumé

Este artigo reflete sobre a ação de animar como elemento estruturante no teatro de bonecos e sua superação levada a efeito por algumas tendências do teatro de objetos, uma vertente do teatro de animação contemporâneo que se utiliza de artefatos do cotidiano em vez de bonecos em suas montagens. Argumenta-se que, ao tempo em que intencionalmente distanciam-se da animação e suas técnicas associadas, estes artistas e grupos passam a valorizar outros procedimentos similares aos do campo da arte da performance. Conclui-se que tal movimento contribui para ampliar o horizonte de possibilidades do teatro de objetos.  

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

José Oliveira Parente, Universidade Federal da Grande Dourados

professor do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Doutor em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Bacharel e Mestre em Teatro pela Universidade de São Paulo – USP. Ator e diretor teatral. Cofundador do Núcleo Cena Viva, um grupo de teatro com atuação em Dourados-MS. Sua pesquisa mais recente investiga as possibilidades dos objetos ou coisas materiais inanimadas em processos artísticos e pedagógicos. 

Ariane Guerra Barros, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora do curso de Graduação em Artes Cênicas e Pós-Graduação lato sensu/Especialização em Teatro e Educação na Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Artes – PROFARTES/FAALC/UFMS. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde pesquisou sobre corpo e(m) performance e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É atriz, performer, diretora artística, preparadora corporal e radialista. Atualmente faz parte da Cia. Última Hora, em Dourados/MS/Brasil, cujas funções são: atriz, performer, encenadora, preparadora corporal e produtora. Fez parte do Grupo Teatro Sarcáustico, Grupo Farsa e Cia. Teatral Faces & Carretos em Porto Alegre/RS/Brasil, onde atuou como atriz e produtora.

Références

AMARAL, Ana Maria. O ator e seus duplos. São Paulo: Senac, 2002.

AMARAL, Ana Maria. Teatro de formas animadas: máscaras, bonecos, objetos. São Paulo: Edusp, 1991.

BARTHES, Roland. A aventura semiológica. Lisboa: Edições 70, 1987.

BELLOTTO, L. P.; ISAACSSON, M. O teatro no campo do real: estudo de caso em 100% São Paulo. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 29, p. 005-015, 2017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102292017005. Acesso em: 6 mar. 2023.

BELTRAME, Valmor. Animar o inanimado. A formação profissional no teatro de bonecos. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1989.

COSTA, Felisberto Sabino da. O objeto e o teatro contemporâneo. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 109-124, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702042007109. Acesso em: 6 mar. 2023.

D’ÁVILA, Flávia Ruchdeschel. Teatro de objetos: um olhar singular sobre o cotidiano. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2013.

DOHMANN, Marcus. O objeto e a experiência material. Arte e Ensaios. Rio de Janeiro: 2010. n. 20. Disponível em: https://www.ppgav.eba.ufrj.br/publicacao/arte-ensaios-20/ Acesso em: 27 jun. 2021.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FORTES JUNIOR, Hugo Fernando Salinas. Dos objetos às coisas na poética da performance. DATjournal, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 131-146, 2018. Disponível em: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/77. Acesso em: 27 jun. 2021.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós Dramático. São Paulo: Cosac-Naif, 2007.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

PARENTE, José Oliveira. Preparação corporal do ator para o teatro de animação: uma experiência. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

QUILICI, Cassiano Sydow. O ator-performer e as poéticas da transformação de si. São Paulo: Annablume, 2015.

ROLLA, Marco Paulo. O corpo e o material: uma reflexão social do desejo na vida através da arte. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

TILLIS, Steve. Toward an aesthetcs of the puppet. Londres: Grenwood, 1992.

VARGAS, S. A força poética na memória dos objetos. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 32, p. 425-434, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018425. Acesso em: 6 mar. 2023.

VARGAS, Sandra. O Teatro de Objetos: história, idéias e reflexões. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 7, p. 27-043, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701072010027. Acesso em: 6 mar. 2023.

Téléchargements

Publiée

2022-09-03

Comment citer

PARENTE, José Oliveira; BARROS, Ariane Guerra. Além da ânima: aproximações entre o teatro de objetos e a arte da performance. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 26, p. 185–205, 2022. DOI: 10.5965/2595034701262022185. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/22014. Acesso em: 22 nov. 2024.