Além da ânima: aproximações entre o teatro de objetos e a arte da performance
DOI :
https://doi.org/10.5965/2595034701262022185Mots-clés :
teatro, animação, boneco, objeto, performanceRésumé
Este artigo reflete sobre a ação de animar como elemento estruturante no teatro de bonecos e sua superação levada a efeito por algumas tendências do teatro de objetos, uma vertente do teatro de animação contemporâneo que se utiliza de artefatos do cotidiano em vez de bonecos em suas montagens. Argumenta-se que, ao tempo em que intencionalmente distanciam-se da animação e suas técnicas associadas, estes artistas e grupos passam a valorizar outros procedimentos similares aos do campo da arte da performance. Conclui-se que tal movimento contribui para ampliar o horizonte de possibilidades do teatro de objetos.
Téléchargements
Références
AMARAL, Ana Maria. O ator e seus duplos. São Paulo: Senac, 2002.
AMARAL, Ana Maria. Teatro de formas animadas: máscaras, bonecos, objetos. São Paulo: Edusp, 1991.
BARTHES, Roland. A aventura semiológica. Lisboa: Edições 70, 1987.
BELLOTTO, L. P.; ISAACSSON, M. O teatro no campo do real: estudo de caso em 100% São Paulo. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 29, p. 005-015, 2017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102292017005. Acesso em: 6 mar. 2023.
BELTRAME, Valmor. Animar o inanimado. A formação profissional no teatro de bonecos. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1989.
COSTA, Felisberto Sabino da. O objeto e o teatro contemporâneo. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 109-124, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702042007109. Acesso em: 6 mar. 2023.
D’ÁVILA, Flávia Ruchdeschel. Teatro de objetos: um olhar singular sobre o cotidiano. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2013.
DOHMANN, Marcus. O objeto e a experiência material. Arte e Ensaios. Rio de Janeiro: 2010. n. 20. Disponível em: https://www.ppgav.eba.ufrj.br/publicacao/arte-ensaios-20/ Acesso em: 27 jun. 2021.
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FORTES JUNIOR, Hugo Fernando Salinas. Dos objetos às coisas na poética da performance. DATjournal, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 131-146, 2018. Disponível em: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/77. Acesso em: 27 jun. 2021.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós Dramático. São Paulo: Cosac-Naif, 2007.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
PARENTE, José Oliveira. Preparação corporal do ator para o teatro de animação: uma experiência. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
QUILICI, Cassiano Sydow. O ator-performer e as poéticas da transformação de si. São Paulo: Annablume, 2015.
ROLLA, Marco Paulo. O corpo e o material: uma reflexão social do desejo na vida através da arte. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
TILLIS, Steve. Toward an aesthetcs of the puppet. Londres: Grenwood, 1992.
VARGAS, S. A força poética na memória dos objetos. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 32, p. 425-434, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018425. Acesso em: 6 mar. 2023.
VARGAS, Sandra. O Teatro de Objetos: história, idéias e reflexões. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 7, p. 27-043, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701072010027. Acesso em: 6 mar. 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.