Novos teatros para velhas casas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034701242021048

Mots-clés :

Teatro de sombras, Teatro por meio remoto, Espaço cênico, Processo de criação, pandemia

Résumé

Partindo de uma hipótese que admite que a pandemia da Covid-19 gerou não somente um novo modo de produção teatral, mas também uma “nova arte”, o presente texto reflete sobre as possibilidades técnicas e estéticas geradas para o teatro de formas animadas pelas plataformas de transmissão de espetáculos online. Se, por um lado, notaremos que essa “nova arte” reafirma elementos da prática e da estética teatral tradicional, por outro, ela contém elementos instigantes, referentes, sobretudo, ao uso do espaço. Para desenvolver essa análise, tomarei como base de discussão o espetáculo Crescer pra passarinho, produzido pelo Coletivo Performers sem Fronteiras em 2020.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Gilson Moraes Motta, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Gilson Motta possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1989), Mestrado em Filosofia (1995) e Doutorado em Filosofia (2000) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Pesquisador de Artes Cênicas nas áreas de Estética Teatral, Teatro Brasileiro, Cenografia, Teatro de Formas Animadas. Professor Associado da UFRJ - Escola de Belas Artes, com atuação nas áreas de Estética Teatral, Dramaturgia e Teatro de Formas Animadas. Coordenador do Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação da UFRJ.

Références

ARONSON, Arnold. New Homes for New Theater, In: Looking into the Abism. Essays on Scenography. Michigan: The University of Michigan Press, 2005.

ASTLES, Cariad. Desafios da Covid, In: Mamulengo: Revista da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos - ABTB / Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, Centro UNIMA Brasil - Florianópolis: ABTB/CUB. Ano 46, n. 17, setembro 2020.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BARROS, Manoel de. Memórias Inventadas. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2008.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico. Disponível em: https://www.geledes.org.br/cansada-de-ler-sobre-garotos-menina-reune-4-000-livros-com-garotas-negras/ Último acesso: 10/05/2020.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

FREIRE-FILHO, Aderbal. Teatro por streaming pode ter chegado para ficar, diz Aderbal Freire-Filho, In: Folha de São Paulo, 2 de julho de 2020. Disponível em:

GASSET, Jose de Ortega y. A ideia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1978.

MEIRELES, Cecília. Escolha o seu sonho: crônicas. Rio de Janeiro: Record, 1964.

Téléchargements

Publiée

2021-08-17

Comment citer

MOTTA, Gilson Moraes. Novos teatros para velhas casas. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 24, p. 48–69, 2021. DOI: 10.5965/2595034701242021048. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/20425. Acesso em: 23 nov. 2024.