Novos teatros para velhas casas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701242021048

Palabras clave:

Teatro de sombras, Teatro por meio remoto, Espaço cênico, Processo de criação, pandemia

Resumen

Partindo de uma hipótese que admite que a pandemia da Covid-19 gerou não somente um novo modo de produção teatral, mas também uma “nova arte”, o presente texto reflete sobre as possibilidades técnicas e estéticas geradas para o teatro de formas animadas pelas plataformas de transmissão de espetáculos online. Se, por um lado, notaremos que essa “nova arte” reafirma elementos da prática e da estética teatral tradicional, por outro, ela contém elementos instigantes, referentes, sobretudo, ao uso do espaço. Para desenvolver essa análise, tomarei como base de discussão o espetáculo Crescer pra passarinho, produzido pelo Coletivo Performers sem Fronteiras em 2020.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gilson Moraes Motta, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Gilson Motta possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1989), Mestrado em Filosofia (1995) e Doutorado em Filosofia (2000) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Pesquisador de Artes Cênicas nas áreas de Estética Teatral, Teatro Brasileiro, Cenografia, Teatro de Formas Animadas. Professor Associado da UFRJ - Escola de Belas Artes, com atuação nas áreas de Estética Teatral, Dramaturgia e Teatro de Formas Animadas. Coordenador do Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação da UFRJ.

Citas

ARONSON, Arnold. New Homes for New Theater, In: Looking into the Abism. Essays on Scenography. Michigan: The University of Michigan Press, 2005.

ASTLES, Cariad. Desafios da Covid, In: Mamulengo: Revista da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos - ABTB / Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, Centro UNIMA Brasil - Florianópolis: ABTB/CUB. Ano 46, n. 17, setembro 2020.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BARROS, Manoel de. Memórias Inventadas. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2008.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico. Disponível em: https://www.geledes.org.br/cansada-de-ler-sobre-garotos-menina-reune-4-000-livros-com-garotas-negras/ Último acesso: 10/05/2020.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

FREIRE-FILHO, Aderbal. Teatro por streaming pode ter chegado para ficar, diz Aderbal Freire-Filho, In: Folha de São Paulo, 2 de julho de 2020. Disponível em:

GASSET, Jose de Ortega y. A ideia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1978.

MEIRELES, Cecília. Escolha o seu sonho: crônicas. Rio de Janeiro: Record, 1964.

Publicado

2021-08-17

Cómo citar

MOTTA, Gilson Moraes. Novos teatros para velhas casas. Móin-Móin - Revista de Estudios sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 24, p. 48–69, 2021. DOI: 10.5965/2595034701242021048. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/20425. Acesso em: 23 nov. 2024.