Entre a máscara, a casa, a tela: frestas para o encantamento

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034701242021110

Mots-clés :

máscaras, ensino remoto, encantamento

Résumé

A paisagem instaurada durante o isolamento social para a prevenção do contágio pelo novo coronavírus revela o agravamento (ou a irônica metáfora) de um projeto de enclausuramento dos corpos e da sensibilidade que ocorre desde os primórdios da colonização e aqui, inspirada pelas ideias de Luiz Antônio Simas e Luiz Rufino, apresento como um processo de desencantamento. No presente artigo compartilho os caminhos trilhados com a turma da disciplina Teatro de Máscaras da Licenciatura em Teatro da UDESC - cursada totalmente por via remota - nos quais utilizamos o espaço de casa, as telas, os materiais disponíveis naquele contexto e os principais alicerces da linguagem das máscaras como dispositivos de criação, para, mais do que visitar a ementa do curso - e como ato de resistência -, encontrar frestas na metafórica prisão e produzir vida e encantamento.

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Biographie de l'auteur

Lívia Maria Vieira Pinto de Andrade Figueira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

É atriz, palhaça, pesquisadora e professora. Mestra em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da USP, especializou-se na pedagogia de Jacques Lecoq na Escuela Internacional de Teatro Berty Tovías (Barcelona) e é formada em Educação Física pela USP. É coordenadora do Sítio das Figueiras - Núcleo de Intercâmbio de Permacultura e Artes - (Porangaba/SP)

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Publiée

2021-08-17

Comment citer

FIGUEIRA, Lívia Maria Vieira Pinto de Andrade. Entre a máscara, a casa, a tela: frestas para o encantamento. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 24, p. 110–130, 2021. DOI: 10.5965/2595034701242021110. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/20365. Acesso em: 21 nov. 2024.