Pioneirismo feminino no teatro de bonecos no Brasil: memórias de uma trajetória pessoal
DOI :
https://doi.org/10.5965/2595034702232020255Mots-clés :
mulher no teatro de animação, Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, Festival de Teatro de Bonecos, circo de marionetes, história do teatro de bonecos - BrasilRésumé
O presente artigo consiste em um relato da autora, Clorys Daly, sobre sua trajetória desbravando ambientes tracionalmente masculinos; do momento da criação dos primeiros festivais de teatro de bonecos no Brasil, passando pela criação da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB), do Circo de Marionetes Bem-Me-Quer aos dias de hoje. Clorys reconta sobre o papel de sua mãe como fonte de inspiração feminina, sobre a percepção da época sobre seu trabalho enquanto mulher no teatro e teatro de bonecos e o assédio sofrido para a conquista de seu espaço. Em 2016 aos 82 anos Clorys tornou-se Cidadã Honorária da Cidade do Rio de Janeiro pelos seus serviços ao teatro de bonecos. Em 2020 aos 86 anos Clorys relata sua motivação para continuar ativa no teatro de bonecos. Clorys conclui com seus desejos e votos para as novas gerações. Este escrito tem por intuito estimular novas gerações de bonequeiras e produtoras a continuarem abrindo e batalhando pelos seus espaços no teatro de animação.
Téléchargements
Références
ABRAMS, Steve. Bil Baird [William Britton Baird] (em inglês). World Encyclopedia of Puppetry Arts, 2012. Disponível em https://wepa.unima.org/en/bil-baird/. Acesso em: 29 set. 2020.
ANIMANECO JOINVILLE. Mesa: Reflexões, experiências e pesquisas da atuação da mulher no Teatro de Animação. 2º Seminário de Teatro de Animação de Joinville. Mediação: Profa. Dra. Sassá Moretti (UFSC, SC). Convidadas: Clorys Daly (RJ), Verônica Gehrmannn (SP), Catarina Calungueira (RN), 30 ago. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7xk4VS04hCM. Acesso em: 28 set. 2020.
CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude). Acervo Clorys Daly, 2008. Disponível em: https://cbtij.org.br/categoria/acervo/clorys-daly-acervo/. Acesso em: 28 set. 2020.
CIA EPIDEMIA DE BONECOS, Conhecimentos, histórias e memórias com Clorys Daly. Mediação Izabel vasconcelos, 29 julho 2020. Disponível em: https://www.instagram.com/tv/CDPXnrvlQBC/?utm_source=ig_web_copy_link e Parte II https://www.instagram.com/p/CDPcRGoFV4f/. Acesso em: 28 set. 2020.
DALY, Clorys Mary Rodrigues Wisnerowicz. Espera Feliz. O Circo de Marionetes Bem-Me-Quer e suas Andanças. Jaguará do Sul: Design Editora, 2018.
DALY, Clorys Mary Rodrigues Wisnerowicz. Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB) Móin-Móin - Revista De Estudos Sobre Teatro De Formas Animadas, v. 1, n.13, p. 14-027, 2015a. doi.org/10.5965/2595034701132015014
DALY, Clorys Mary Rodrigues Wisnerowicz. Entrevista concedida a Antônio Carlos Bernardes. CBTIJ Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude, Copacabana, 8 dez. 2015b. Disponível em https://cbtij.org.br/34469/. Acesso em: 28 set. 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.