Pioneirismo feminino no teatro de bonecos no Brasil: memórias de uma trajetória pessoal
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034702232020255Palabras clave:
mulher no teatro de animação, Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, Festival de Teatro de Bonecos, circo de marionetes, história do teatro de bonecos - BrasilResumen
O presente artigo consiste em um relato da autora, Clorys Daly, sobre sua trajetória desbravando ambientes tracionalmente masculinos; do momento da criação dos primeiros festivais de teatro de bonecos no Brasil, passando pela criação da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB), do Circo de Marionetes Bem-Me-Quer aos dias de hoje. Clorys reconta sobre o papel de sua mãe como fonte de inspiração feminina, sobre a percepção da época sobre seu trabalho enquanto mulher no teatro e teatro de bonecos e o assédio sofrido para a conquista de seu espaço. Em 2016 aos 82 anos Clorys tornou-se Cidadã Honorária da Cidade do Rio de Janeiro pelos seus serviços ao teatro de bonecos. Em 2020 aos 86 anos Clorys relata sua motivação para continuar ativa no teatro de bonecos. Clorys conclui com seus desejos e votos para as novas gerações. Este escrito tem por intuito estimular novas gerações de bonequeiras e produtoras a continuarem abrindo e batalhando pelos seus espaços no teatro de animação.
Descargas
Citas
ABRAMS, Steve. Bil Baird [William Britton Baird] (em inglês). World Encyclopedia of Puppetry Arts, 2012. Disponível em https://wepa.unima.org/en/bil-baird/. Acesso em: 29 set. 2020.
ANIMANECO JOINVILLE. Mesa: Reflexões, experiências e pesquisas da atuação da mulher no Teatro de Animação. 2º Seminário de Teatro de Animação de Joinville. Mediação: Profa. Dra. Sassá Moretti (UFSC, SC). Convidadas: Clorys Daly (RJ), Verônica Gehrmannn (SP), Catarina Calungueira (RN), 30 ago. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7xk4VS04hCM. Acesso em: 28 set. 2020.
CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude). Acervo Clorys Daly, 2008. Disponível em: https://cbtij.org.br/categoria/acervo/clorys-daly-acervo/. Acesso em: 28 set. 2020.
CIA EPIDEMIA DE BONECOS, Conhecimentos, histórias e memórias com Clorys Daly. Mediação Izabel vasconcelos, 29 julho 2020. Disponível em: https://www.instagram.com/tv/CDPXnrvlQBC/?utm_source=ig_web_copy_link e Parte II https://www.instagram.com/p/CDPcRGoFV4f/. Acesso em: 28 set. 2020.
DALY, Clorys Mary Rodrigues Wisnerowicz. Espera Feliz. O Circo de Marionetes Bem-Me-Quer e suas Andanças. Jaguará do Sul: Design Editora, 2018.
DALY, Clorys Mary Rodrigues Wisnerowicz. Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB) Móin-Móin - Revista De Estudos Sobre Teatro De Formas Animadas, v. 1, n.13, p. 14-027, 2015a. doi.org/10.5965/2595034701132015014
DALY, Clorys Mary Rodrigues Wisnerowicz. Entrevista concedida a Antônio Carlos Bernardes. CBTIJ Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude, Copacabana, 8 dez. 2015b. Disponível em https://cbtij.org.br/34469/. Acesso em: 28 set. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un artículo a la Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas y ser aprobado, los autores concuerdan en ceder, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista: los derechos de primera publicación y permiso para que la Revista redistribuya ese artículo y sus meta datos a los servicios de indexación y referencia que sus editores juzguen apropiados.
Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Móin-Móin.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista Móin-Móin se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos enviados.
Este obra está licenciada con una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.