Sobre a incompreensão ao redor

Auteurs

  • Miguel Vellinho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034702182017047

Résumé

Este texto traz reflexões sobre a produção de teatro para crianças, sob a ótica de um pesquisador de Teatro de Formas Animadas, que observa aproximações, experimentações, riscos e incompreensões quando do uso da linguagem da Animação nesta parcela da produção teatral. A proposta é criar um diálogo que visa contribuir para uma reflexão mais profunda sobre tais apropriações e fomentar o estudo e a pesquisa como o melhor caminho para refinar as recentes aparições da figura animada em espetáculos infantis. Tentar entender as razões é abrir uma seara de considerações sobre a prática teatral atual, que invariavelmente abarcam implicações orçamentárias e financeiras. Há um boneco em cena. Por quê? Para quê?

 

Palavras-chave: Teatro de formas animadas, Teatro infantil, Criança, Infância, Cultura Infância.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Miguel Vellinho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Diretor da Cia. PeQuod - Teatro de Animação, fundada no Rio de Janeiro. em 1999. É ator-animador. Sua carreira de diretor e autor teatral é marcada pelo recebimento de diversos prêmios. Doutorando em Teatro pela UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Teatro (2008) pela mesma Universidade. Graduado em Artes Cênicas (1990). Professor no Curso de Licenciatura em Teatro, na UNIRIO, onde ministras as disciplinas Teatro de Formas Animadas e Teatro Infanto-juvenil. Foi um dos fundadores do Grupo Sobrevento, no ano de 1986.

Téléchargements

Publiée

2018-03-06

Comment citer

VELLINHO, Miguel. Sobre a incompreensão ao redor. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 18, p. 047–064, 2018. DOI: 10.5965/2595034702182017047. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702182017047. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos fora do Dossier Temático